Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ESTUDOS DE CASOS EM ENFERMAGEM: INTERLOCUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DOIS REFERENCIAIS METODOLÓGICOS
Autores
LUCÉLIA TERRA CHINI (Relator)
TAMIRES MARTA CALIARI
LAÍS FRAGA ALVES DE OLIVEIRA
THAMIRIS CAROLINA PASSOS NOGUEIRA
MURILO CÉSAR DO NASCIMENTO
SIMONE ALBINO DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: os estudos de caso consistem em estudos empregados na prática de cuidados de enfermagem, com a finalidade de realizar um estudo profundo dos problemas e necessidades da pessoa, família e comunidade, proporcionando subsídios para que os enfermeiros estudem a melhor estratégia para solucionar ou reverter os problemas identificados. Objetivo: refletir sobre dois referenciais metodológicos que norteiam a realização de Estudos de Casos: o Roteiro Instrucional de Galdeano, Rossi e Zago e o Processo de Enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência, fruto da busca por referenciais metodológicos que guiassem a realização fundamentada dos estudos de caso. Resultados: os dois referenciais apresentam etapas complementares. O roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico tem por finalidade guiar o profissional de enfermagem, incentivar a reflexão acerca dos resultados encontrados e fornecer uma “sequência” para a apresentação do estudo de caso e elaboração do relatório. É constituído de questões norteadoras, identificação, resumo dos problemas ou alterações identificadas, fundamentação teórica, alternativas ou propostas, ações implementadas ou recomendadas e discussão. Por sua vez, o PE previsto na Resolução COFEN No 358/2009, é um instrumento metodológico que orienta o cuidado e a documentação da prática profissional da enfermagem. É constituído de cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, intervenção e avaliação. Pela exigência legal do Conselho Federal de Enfermagem, recomenda-se a utilização do PE. Conclusão: ao se apropriar desses referenciais notou-se que as etapas de desenvolvimento se complementaram, podendo-se utilizar da integração metodológica de ambos para fundamentar a realização de estudos de casos clínico oriundos do processo de cuidar, nos diferentes ciclos de vida, contribuindo com o desenvolvimento do corpo de conhecimentos em enfermagem. Como prática pedagógica, a utilização dos referenciais oportuniza ao acadêmico ser protagonista na sua formação, com produção de saberes e práticas, promovendo uma postura crítico-reflexiva essencial aos futuros enfermeiros para a atenção integral à saúde do indivíduo, família e comunidade.