Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DAS ANOTAÇÕES E REGISTROS DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DA PARAÍBA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DAYANE DE SANTANA MELO (Relator)
RÔSEANE FERREIRA DA SILVA
LILIAN MARIA SEREGATI
JADE MONETHA CHAGAS DIAS
MARIANA EMANUELLE MAIA DA SILVA
ROZILEIDE MARTINS SIMÕES CANDEIA
Modalidade Pôster
Área Ética, Legislação e Trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As anotações e registros de enfermagem consistem num instrumento de comunicação entre os profissionais para registro de informações referentes ao paciente e aos cuidados prestados a ele, podendo também ser usado para ensino e pesquisa, auditorias, planejamento e outros, desse modo é um documento que deve conter fidedignamente tudo que foi realizado na assistência prestada ao paciente. As anotações e registros de enfermagem não devem conter rasuras ou abreviações, espaços em branco que possibilitem alteração das informações registradas e ao final, deve conter os dados do profissional que realizou os procedimentos, sendo dispostas da seguinte forma: sigla COREN, acompanhada da sigla da Unidade da Federação onde está sediado o Conselho Regional, seguida do número de inscrição e assinatura do profissional. Objetivo: Relatar a experiência de alunos do curso de enfermagem com relação aos aspectos observados acerca das anotações e registros de enfermagem durante vivências nos serviços de saúde através de práticas assistidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a respeito das fragilidades encontradas nos prontuários dos pacientes durante práticas assistidas num hospital do município de João Pessoa – PB. Resultados: Constatou-se problemas relacionados às anotações e registros de enfermagem nos prontuários, caracterizando-os como insatisfatórios. Foi possível encontrar rasuras, ausência de assinatura do profissional, espaços em branco, abreviaturas, siglas não padronizadas e ainda registros ilegíveis, o que compromete a legalidade e confiabilidade do documento. O prontuário é um conjunto de documentos organizados, concisos e padronizados, onde estão contidas informações dos cuidados prestados ao paciente por toda equipe profissional envolvida na assistência. Essas informações devem ser organizadas, completas e disponíveis pois têm por finalidade assegurar a comunicação entre a equipe de enfermagem bem como a equipe multiprofissional, tornando assim o prontuário uma fonte de segurança para o profissional e para o paciente. Conclusão: A ineficiência das anotações e registros de enfermagem, resulta no comprometimento da continuidade e qualidade do serviço, uma vez que estes servem como base para futuras intervenções e comprovação legal das ações executadas pela equipe. Se faz necessário que exista uma atenção maior com relação as anotações e registros de enfermagem no prontuário do paciente, assegurando assim a continuidade da assistência.