Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título AVANÇANDO NO CONTROLE DO AEDES: UM JOGO ENTRE O VIRTUAL E O REAL
Autores
SUZY DARLEN DUTRA DE VASCONCELOS (Relator)
LETÍCIA RAMOS GUIMARÃES
REBECA BAPTISTA ALVES DE OLIVEIRA
BEATRIZ DE SOUZA MAGAR
ROBERTO FONTES DE ALMEIDA CORDEIRO
FRANCISCO NUNES GUERRERO
MSC. ROBERTO TODOR
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Vimos através deste estudo, nos aproximar de pessoas que assim como nós, estão preocupadas com as ações de prevenção voltadas para o controle ao Aedes aegypti. Neste sentido, refletimos sobre a necessidade de utilizar as ferramentas da atualidade, tecnologias digitais, para nos aproximarmos das pessoas, uma vez que, esta tecnologia está próxima, “nas mãos” da maioria da população brasileira, e por isso, representa uma grande possibilidade de acesso às pessoas e a disseminação do conhecimento sobre a temática do Aedes aegypti. Então, traçamos os objetivos: - Criar um jogo para computadores, tablets e celulares; -Estimular através do jogo a prevenção e o controle ao Aedes; Envolver crianças e jovens no tema. Sendo assim, o objeto de nosso trabalho é a criação de um jogo com base em uma plataforma para que possa ser baixado em dispositivos móveis. Metodologia: O estudo foi desenvolvido dentro do curso de “Tecnologias Digitais para o Controle e Prevenção do Aedes”, oferecido por nosso orientador como parte de seu processo de Doutoramento. Neste curso, foram utilizadas metodologias ativas e criativas, as quais nos ajudaram a refletir sobre a responsabilidade de todos no controle e prevenção do Aedes. É importante referir que dentro as várias possibilidades de tecnologias digitais, escolhemos o “joguinho”, por acreditarmos que a proximidade da população será mais eficaz. O público alvo compreende: crianças e jovens. E para isto definimos alguns critérios como: a Modelagem do jogo deverá trazer as regiões do Rio de Janeiro (Rural, Central, Litorânea e Serrana); o personagem principal é o Agente Comunitário de Saúde (A.C.S.), pois este “avatar”, já se configura na realidade da população; o avatar é construído pelo jogador no início do jogo. É um jogo estilo 2D de RPG com plataforma. Resultados: como resultado temos a construção de um jogo voltado para a prevenção e o controle do Aedes, direcionado a população em geral, o qual poderá ser baixado em dispositivos móveis, poderá ser jogado off-line, e trata-se de um jogo de mundo aberto. Conclusões: O jogo busca aproximar o virtual do real através de sua interface, das regiões encontradas, dos objetos comuns ao nosso cotidiano. E principalmente pela presença do “avatar A.C.S.”, o qual aproxima a população da temática através de sua interferência educativa, pois possibilita incorporar o cidadão comum como ao jogo, dando ênfase a promoção de saúde e consequentemente a saúde coletiva.