Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADE EDUCATIVA NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES DO DIABETES MELLLITUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MÁRCIA GOMES DE FRANÇA (Relator)
ANA MARIA MARTINS DE CASTRO
EDILANDIA FIRME TEIXEIRA
MARIA EMANOELA GOMES DA SILVA
SILVAN ALCANTARA DA SILVA
LETÍCIA MACHADO DE SOUSA
GEICIANE DE SOUSA
IDAYANE MENDONÇA DE SOUSA FREITAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes mellitus é um distúrbio metabólico, caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, que resulta da produção, secreção ou utilização deficiente de insulina e associado às complicações e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, nervos e rins. Por se tratar de uma doença crônica faz-se necessário a realização de ações de promoção de saúde que visem à redução dos índices da doença em todo o mundo. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes de enfermagem na realização de uma sala de espera com pacientes diabéticos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante o estágio da disciplina Saúde Coletiva II em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde na cidade Fortaleza/CE. Realizou-se uma sala de espera com duração de 30 minutos, sobre cuidados, orientações e complicações do Diabetes Mellitus para pessoas portadoras da doença. Inicialmente houve a explanação do conteúdo pelos discentes de enfermagem e em seguida abriu-se espaço para dúvidas e questionamentos do público. RESULTADOS: A realização da sala de espera com os diabéticos foi primordial, pois o dinamismo da ação deu oportunidade para o público expor suas dúvidas e anseios e os mesmos serem sanados pelas acadêmicas de enfermagem. Ao abordar temas como terapia medicamentosa e complicações da doença, pode-se observar que as principais dúvidas manifestadas na conversa foram relacionadas à insulinoterapia, em especial os cuidados necessários para a realização da mesma, tais como: armazenamento da insulina na geladeira, rodizio das aplicações e descarte correto das seringas. Outras dúvidas que surgiram na conversa foram: cuidados com os pés e com a pele ressecada e manuseio correto do glicosimetro. Durante a realização da atividade houve uma significativa participação do público presente demonstrando assim a necessidade de realização de ações de educação em saúde com os pacientes diabéticos. CONCLUSÃO: Realizar essa educação em saúde foi de grande relevância enquanto acadêmicos de enfermagem, pois nos mostra como assuntos que geralmente são pouco abordados com os diabéticos, são de grande importância. Muitas vezes a falta de educação em saúde com esse público gera complicações que poderiam ser resolvidas com orientações simples e que estariam garantindo e ampliando a qualidade de vida dos mesmos.