Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA GRIPE H1N1
Autores
MÁRCIA GOMES DE FRANÇA (Relator)
ANA MARIA MARTINS DE CASTRO
EDILANDIA FIRME TEIXEIRA
MARIA EMANOELA GOMES DA SILVA
LETÍCIA MACHADO DE SOUSA
SILVAN ALCANTARA DA SILVA
MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA
IDAYANE MENDONÇA DE SOUSA FREITAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Gripe H1N1 é uma infecção causada pelo vírus de alta transmissibilidade Influenza A H1N1, que acomete o sistema respiratório. No Brasil no primeiro trimestre de 2017 foram contabilizados cerca de 770 óbitos decorrentes da H1N1. É transmitida através de gotículas contendo partículas virais infectantes através do contato pessoa-pessoa. Por ser uma doença infeciosa as mãos configuram-se como agentes importantes para disseminação do vírus. Dessa forma, faz se necessário desenvolver ações que sensibilizem a população sobre a gravidade da não higienização das mãos e a infecção com o vírus. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes de enfermagem na realização de uma sala de espera sobre a Gripe H1N1. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante o estágio da disciplina Processo do Cuidar em Saúde do Idoso em uma Unidade Básica de Saúde na cidade Fortaleza/CE. Realizou-se uma sala de espera com duração de 30 minutos sobre a gripe H1N1. A princípio houve uma explicação do conteúdo pelos acadêmicos de enfermagem, e em seguida foi ensinado aos participantes à técnica de higienização das mãos. Ao final os participantes tiveram a oportunidade de elucidar duvidas e questionamentos. RESULTADOS: A ação educativa na Unidade Básica foi bem proveitosa, esclarecemos muitas dúvidas das pessoas presentes, e ensinamos o processo correto de higienização das mãos. Uma das percepções que tivemos foi que mesmo com muita divulgação nas mídias sociais, as pessoas ainda não compreendem como se transmite a gripe H1N1 e o porquê de grupos vulneráveis precisarem se vacinar com antecedência. No entanto uma barreira encontrada foi à baixa adesão das pessoas a dinâmica de avaliação, pois as mesmas estavam em espera de atendimento médico e não estavam tão concentradas na ação. CONCLUSÃO: Realizar uma atividade educativa com a população forneceu aos discentes de enfermagem uma vivência primordial para a formação acadêmica. A atividade teve uma grande importância, pois mesmo com pouca adesão dos participantes os que realmente colaborarão demonstraram aprendizado, o que confirma a necessidade de ações voltadas para a prevenção de doença infecciosas transmitidas por contato entre a população.