Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PET SAÚDE / GRADUASUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS NO PSE
Autores
ROBERTA DE OLIVEIRA FERREIRA (Relator)
GLAUCIMARA RIGUETE DE SOUZA SOARES
JOANA DARC FIALHO DE SOUZA
NICOLE PESSANHA DE ABREU
JULIA FURTADO FERREIRA
MEIRIANE CHRISTINE SANTOS AGUIAR
NATHÁLIA LEAL SILVA
NATHELLY MORETTI FREITAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A construção do contexto de saúde está disseminada pelos veículos de comunicação e adentra diversos ambientes sociais: trabalho, lazer e, principalmente, a Escola. Apesar deste aumento do acesso às informações, o usuário em saúde ainda se encontra impotente no que diz respeito ao estabelecimento de relações entre a informação e o vínculo com o profissional de saúde. Tal afirmação aponta uma remodelagem no processo de educação profissional, sendo importante despertar no docente que a formação do estudante deve compreender a importância de se integralizar teoria e prática. A participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão é indispensável no que tange ao ensino-aprendizagem. Objetivo: relatar a experiência dos estudantes acerca da participação no projeto PET-saúde/GraduaSUS tendo por prioridade atividades com saúde do escolar, sendo guiadas pelas diretrizes do Programa Saúde do Escolar. Desenvolvimento: ações desenvolvidas numa escola pública municipal em Macaé-RJ, por seis alunas de Graduação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé, duas docentes tutoras e enfermeiro preceptor do projeto. Ocorreu de março de 2016 a março de 2018, com escolares de 05 a 12 anos de idade. O trabalho apresentou como resultado o relato de experiência de seis alunas de graduação em enfermagem no PET-saúde/GraduaSUS com escolares. Foi relatada a importância do projeto para o processo de ensino e aprendizagem, pela aproximação com o público e a observação quando realizaram demandas próprias daquela comunidade. Apontaram a importância da atuação do enfermeiro para além das ESFs e Hospitais, reconhecendo a escola como campo prático de promoção da saúde para o seu trabalho. Citaram, também, a importância da convivência com a equipe de trabalho do projeto, percebendo assim como pode acontecer em único espaço - a escola - a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade: pilares para um cotidiano profissional promissor. Considerações Finais: Observou-se que os relatos apresentados vão ao encontro do que preconiza as ações do PET-saúde/GraduaSUS. Percebeu-se a importância da integração teoria e prática como motor para a formação dos profissionais de saúde. O discente conseguiu perceber no campo prático que a utilização de tecnologias leves, como a educação em saúde, é capaz de transformar a realidade de vida do escolar, de seus professores, de sua família e de sua comunidade.