Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A VIVENCIA ACADÊMICA NA MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GLORIA EVELLY NOGUEIRA BEZERRA (Relator)
VITTORIA MOTA FARIAS
GABRIELA FERREIRA BUDOIA
EDNEY BENTES DE OLIVEIRA
ANA BEATRIZ SILVA SILVA
RODRIGO DA SILVA MARTINS
LED DAIANNA FERNANDES DE FIGUEIREDO
SORAIA SANTOS TATIKAWA CAMPOS
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÂO: As habilidades e competências desenvolvidas durante a graduação, visam proporcionar aos discentes mecanismos pedagógicos que favoreçam o processo ativo, cientifico, cognitivo, prático e construtivo capaz de fortalecer os saberes e o aprendizado. Partindo desse princípio, a monitoria é uma forma de contribuir para o aprendizado e qualidade de ensino do aluno dentro das universidades. Visa fortalecer a experiência pedagógica para qualificar discentes para a futura prática docente, sendo um suporte importante para o esclarecimento de dúvidas sobre a matéria ministrada. OBJETIVO: Relatar a vivência da monitoria no curso de graduação de enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de monitoria, na disciplina de saúde da criança e do adolescente, que ocorreu entre os meses de março a junho de 2018, em uma instituição de ensino superior em Manaus-am. Com acompanhamento das aulas teóricas e atividades práticas em laboratório, orientado e supervisionado por um professor e auxiliando os alunos. RESULTADO E DISCUSSÃO: A monitoria é uma estratégia utilizada para proporcionar, ao discente, experiência práticas da vida docente. O relato é da disciplina de saúde da criança e do adolescente, vinculada ao quinto período da matriz curricular de uma Instituição de Ensino Superior particular, do município de Manaus- AM. As atividades desenvolvidas giraram em torno de acompanhamento de aulas teóricas, realização de estudo de caso, bem como orientação nas estratégias ativas, avaliações parciais e institucionais, aulas práticas em ambiente de laboratório, com auxílio nas temáticas: Exame físico da criança, exame físico do adolescente, administração de vacinas, arrumação da sala de vacina e geladeira e reanimação pediátrica e OVACE na pediatria, assim como plantões de tirar dúvidas. A monitoria trabalha no discente a importância do processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo o caminhar dentro da graduação e configurando ainda mais a responsabilidade do aprender, vinculado no olhar do docente e atuando de forma a proporcionar aos discentes da disciplina a qual se realiza a monitoria a ajuda no processo de aprendizado. Conclusão: Viver uma experiência de vivenciar as práticas pela ótica do docente foi de extrema importância e relevância para o fortalecimento curricular, desenvolvendo senso de responsabilidade, pró-atividade, criatividade, comunicação e maior aproximação da rotina de ensino-aprendizagem e fortalecimento no caminho do processo educacional.