Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título VIVENCIA ACADÊMICA NA REALIZAÇÃO DO OSCE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
VITTORIA MOTA FARIAS (Relator)
GLORIA EVELLY NOGUEIRA BEZERRA
GABRIELA FERREIRA BUDOIA
RODRIGO DA SILVA MARTINS
SORAIA SANTOS TATIKAWA CAMPOS
JESSICA DA SILVA PEREIRA DE PONTES
LED DAIANNA FERNANDES DE FIGUEIREDO
ADRIANA DUARTE DE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÂO: O processo ensino-aprendizagem passa por mudanças que visam proporcionar ao discente conhecimento cientifico e prático que alcancem os objetivos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem (DCN), que abordam competências que devem fazer parte do processo educacional e da matriz curricular do curso. O currículo trabalhado em competências é fundamental para os discentes, pois traz maior sensibilidade metodológica e aumenta o processo de aprendizado. Pensando nesse tipo de estratégia metodológica o curso de graduação de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior de Manaus – AM, trabalha a metodologia do Objective Structured Clinical Examination- OSCE, a qual aborda a avaliação de habilidades clínica, conhecimento, atitudes e comunicação. OBJETIVO: Relatar a visão acadêmica na realização do OSCE no curso de Enfermagem de uma IES particular de Manaus –AM. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência da realização do OSCE, nas disciplinas de Processo de cuidar do ciclo vital II e prática clínica II, realizado no mês de novembro de 2017, no laboratório de atividades práticas da IES em Manaus-am. RESULTADO E DISCUSSÃO: O modelo de ensino-aprendizado e seus métodos avaliativos têm mudado, tornando-se mais complexos. Utilizando a avaliação por competência e habilidade, conforme as DCN de Enfermagem, o OSCE foi um método avaliativo realizado com duas disciplinas vinculadas a matriz curricular do curso de Enfermagem, do sexto período de uma IES particular de Manaus- AM. Foi a primeira vez que a turma executou esse modelo avaliativo, o que exigiu dos discentes as habilidades: clinica, conhecimento, comunicação e atitude em uma ambiente simulado e estruturado, que contou com a participação de 10 avaliadores, 6 pessoas no apoio, 16 atores, divididos em 8 estações, onde os discentes tinham que realizar a avaliação trabalhando as habilidade citadas. O nervosismo e a pressão de uma avaliação no nível de competências e habilidades tornam tenso o processo, porém é um método rico e de grande importância para a formação do discente, capacitando-o ainda mais. Conclusão: Viver essa experiência foi importante para a formação discente, pois mostra como a assistência deve ser realizada para obter-se o melhor cuidado ao paciente. É um método avaliativo que contribui para a formação do acadêmico, pois trabalha-se em um ambiente simulado possíveis situações da vida real, visando uma enfermagem preparada para uma assistência de qualidade.