Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ÉTICA COM CRIANÇAS
Autores
FRANCISLENE APARECIDA DE SOUZA RODRIGUES (Relator)
WALBER GINELI DE JESUS
VAGNER FERREIRA NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Ética, Legislação e Trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
O trabalho educativo do enfermeiro com crianças sobre ética, contribui no desenvolvimento de uma consciência crítica, em que a cidadania, solidariedade e justiça se somam positivamente para a formação humana. Trata-se de relato de experiência com objetivo de apresentar a importância de atividades educativas sobre ética com crianças. O relato foi construído em junho de 2018, baseado em experiência de extensão da disciplina de ética, legislação e exercício profissional, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso. As atividades educativas ocorreram com crianças de 6 a 12 anos, em uma escola pública, na periferia de uma cidade do médio norte de Mato Grosso. Antecedendo a execução, a fim de apreender a dimensão ética e os desdobramentos desta na comunidade, os acadêmicos receberam orientação teórica com docente responsável da disciplina.Após isso, cada grupo de acadêmicos traçou estratégia e plano de trabalho para abordar as crianças. As atividades exigiram criatividade e dinamismo dos acadêmicos, a fim de garantir caráter pedagógico, bem como ludicidade suficiente para manter a atenção das crianças e facilitar a aprendizagem sobre os saberes éticos. Dessa forma, entre os recursos utilizados, destacou-se a “Árvore de Valores” e o “Mundo Sonhado”, que foram construídos pelas próprias crianças nas salas de aula. Ambas metodologias buscaram o diálogo entre os colegas, problematizando saberes pré-existentes com àqueles idealizados para uma sociedade mais respeitosa e com melhores hábitos de vida. Durante as práticas, alguns temas parecem ter aproximado às crianças de suas histórias de vida e necessidades humanas básicas, realçando possibilidades de cuidados de enfermagem nessa ambiência e intervenção terapêutica. Todavia, além da importância em incluir essas atividades a partir da educação infantil, verificou-se a primordialidade das famílias das crianças serem assistidas, a fim de institucionalizarem espaços e relações harmoniosas para o desenvolvimento saudável da criança. Durante essas atividades educativas, muitos professores ficaram surpresos ao reconhecerem que aspectos éticos influenciavam a saúde da criança, e que nenhum profissional de saúde até então havia trabalhado tais temas na escola. Por fim, apesar da atividade ter sido importante às crianças, despertou nos acadêmicos seus valores e o compromisso ético que o profissional de enfermagem deve possuir frente às desigualdades e vulnerabilidades da população.