Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CUIDANDO DE QUEM CUIDA: DINÂMICAS PARA ESTIMULAR O TRABALHO EM EQUIPE EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA
Autores
JHON WESLEY FERNANDES BRAGANÇA MIRANDA (Relator)
JHON WESLEY FERNANDES BRAGANÇA MIRANDA
CÁSSIA REGINA LIMA
NATÁLIA POLIANA DIAS DE PAULA ANDRADE
BEATRIZ ZACARIAS RIBEIRO
KATHEEN LORRAYNE SARAIVA DOS SANTOS
LAÍS BÁRBARA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A motivação é um aspecto de extrema importância no ambiente empresarial, visto que, é o que impulsiona a ação humana. As empresas estão em um cenário de competição acirrada, buscando metas e resultados, a fim de obter lucratividade e se manter no mercado, e para alcançar seus objetivos, precisam de uma equipe de trabalho motivada e satisfeita. Segundo autores, nenhuma pessoa motiva outra, entretanto, é preciso reconhecer as necessidades e desejos dos funcionários, oferecer condições favoráveis, para então, conseguir atingir determinados resultados. Objetivo: Criar dinâmicas livres e interativas, propostas e criadas por acadêmicos de enfermagem, e realiza-las com a equipe de enfermagem com ênfase no aprimoramento do relacionamento interpessoal e a valorização do profissional. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um projeto denominado: “Cuidando do cuidador”, que propôs intervenção na equipe de enfermagem no setor de Pediatria, em um hospital filantrópico, na grande BH. Resultados: Foram elaboradas três dinâmicas que possuem como objetivo comum aprimorar o relacionamento interpessoal e buscar de certa forma a valorização do profissional de enfermagem, sendo elas: Trabalho em equipe com balões suspensos; Varal de elogios e o Amigo oculto do parceiro. Participaram no total, 32 profissionais sendo enfermeiros e técnicos de enfermagem, as intervenções tiveram duração de 25-30 minutos e foram realizadas na brinquedoteca da unidade por ser um espaço mais lúdico. Durante as dinâmicas, pode-se observar uma comunicação direta sobre os problemas da equipe e os participantes conseguiram pontuar situações problema que estimularam a discussão e levaram ao entendimento comum da necessidade do trabalho em grupo, além de estimular o elogio entre os mesmos. Conclusão: Entende-se a necessidade de estimular a elaboração de intervenções que visem tal valorização, pois uma equipe que se vê sente valorizada, produz maiores e melhores resultados, bem como trabalha de forma harmônica. Porém são necessários maiores estudos a respeito e uma continuação prática das intervenções propostas neste trabalho, principalmente utilizando novas técnicas pedagógicas para melhorar a abordagem e consequentemente os resultados.