Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS
Autores
ELISABETE CALABUIG CHAPINA ELISABETE OHARA (Relator)
ELAINE MENDES FERNANDES
JOÃO GREGÓRIO NETO
REGIANE MATHIAS
GIOVANNI MARCUCCI AREIAS SOARES
MAURICIO DIAS PEREIRA
JAQUELINE OLIVEIRA BRANDÃO DOS SANTOS
JÉSSICA MUNHOZ GUIDOLIN
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica foi institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica, destinada aos alunos regularmente matriculados. A finalidade da monitoria é despertar o interesse dos acadêmicos pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas. Objetivos: Relatar a experiência dos acadêmicos do segundo semestre do curso de Graduação em Enfermagem na realização de monitoria acadêmica. Metodologia: Trata-se um de relato de experiência, que consistem numa modalidade de investigação cientifica. A monitoria foi desenvolvida nas disciplinas de anatomia, bioquímica, metodologia do trabalho acadêmico e citologia; no curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação em Ciências em Saúde, no primeiro semestre de 2018. Discussão: Perante todas as atividades e funções desempenhadas nesse período verificou-se a importância desse exercício no processo de ensino aprendizagem na vida profissional dos acadêmicos-monitores. Tais atividades permitiu o desenvolvimento cognitivo bem o ser social mais crítico e reflexivo a partir das práticas docentes exercidas pelo mesmo. Considerações Finais: A participação da monitoria acadêmica permitiu o corpo discente mais presente e ativo no processo de formação dos alunos na instituição. Nessa perspectiva, a formação deixa de ser meramente tecnicista e se reorienta por meio de caminhos metodológicos nos quais os acadêmicos participam mais ativamente dos saberes práticos do processo formativo.