Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O SUS: OPORTUNIDADE PEDAGÓGICA DO PET GRADUASUS
Autores
DANIELA CARNEIRO SAMPAIO (Relator)
ELAINE ANDRADE LEAL SILVA
RAFAEL NUNES SILVA JUNIOR
GLACIANE PAIXÃO BEZERRA
ROSA CÂNDIDA CORDEIRO
PERLA CAROLINNE GOMES DOS SANTOS
GIZELLE COELHO SANTANA BOMFIM
EROJANE DA PAZ DOS SANTOS SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A formação do enfermeiro generalista requer a inserção precoce do discente no mundo do trabalho e a sua atuação reflexiva para o desenvolvimento de uma visão global, integrada e crítica. As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para o desenvolvimento do trabalho em saúde no SUS através de oportunidades pedagógicas. O Programa de Educação Pelo Trabalho (PET-GRADUA SUS) é um instrumento de iniciação ao trabalho para qualificação dos profissionais da saúde, que possibilita o desenvolvimento de habilidades técnicas, políticas e educacionais entre seus participantes. Objetivo: relatar as experiências sobre a formação de enfermagem para o SUS através do PET enfermagem gradua SUS. Metodologia: Estudo descritivo tipo relato de experiência com docentes, discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB) e preceptoras enfermeiras de três unidades de saúde da família do município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. Foram desenvolvidas ações pedagógicas( planejamento participativo, grupo de estudo, rodas de conversa, formação de grupo de convivência, feira de saúde, monitoramento e avaliação participativa) por meio do plano de trabalho, relatório mensal do PET Enfermagem GraduaSUS no período de maio de 2017 a abril de 2018. Resultados e Discussões: As ações pedagógicas através do Pet enfermagem gradua SUS UFRB possibilitaram discussão continua sobre o modelo de formação de enfermeiros para SUS, reconhecimento de lacunas, fragilidades e potencialidades na proposta pedagógica do curso de enfermagem, reflexão sobre possíveis intervenções que a integração ensino serviço pode desenvolver para o fortalecimento do SUS. Conclusão: As oportunidades pedagógicas do PET enfermagem GraduaSUS possibilitaram: formação de enfermeiros(docentes, discentes e preceptores) para o SUS através da reflexão sobre as práticas do enfermeiro no SUS, da crítica sobre a matriz curricular; da inserção no trabalho na atenção primária a saúde; da produção de ações de ensino, pesquisa e extensão entre o serviço de saúde e a universidade.