Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO POR GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Autores
RULIO GLECIAS MARÇAL DA SILVA (Relator)
RULIO GLECIAS MARÇAL DA SILVA
PRISCILA OLIVEIRA FIDELES DOS SANTOS
ROSANGELA SAKMAN GATO
MÁRCIA ZOTTI JUSTO FERREIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Cada vez mais a tecnologia de informação está entrando em nossas vidas e fazendo parte do nosso dia a dia, assim ela se torna uma ferramenta que possibilita a inclusão e integração do idoso, permitindo o acesso a sua comunidade eletrônica, colocando-o em contato com amigos e parentes em um ambiente virtual. Fator, que nos dias de hoje, torna-se importante para incrementar o sentimento em perceber-se integrado socialmente, favorecendo sua qualidade de vida e suas expectativas em um futuro melhor. É assim que a Faculdade Sequencial, junto aos graduandos do curso de Enfermagem promovem a ação educativa de inclusão digital de idosos pertencentes a Comunidade do Capão Redondo, aqui relatada pela experiencia do professor. O acesso ao mundo virtual vem se mostrando uma interessante ferramenta de socialização do mundo contemporâneo, favorecendo as relações sociais e familiares, dentre outras. Nota-se também que ao fazer uso da tecnologia de informação além da ressocialização, também se torna uma ferramenta que auxilia na melhora cognitiva, motor e muscular. Sabendo que tanto o processo de envelhecimento como a inclusão digital são temas complexos e com de múltiplas dimensões, o objetivo desse projeto é promover o acesso dos idosos de nossa comunidade ao mundo virtual por meio do ensino na utilização da informática básica, capacitando-o para o acesso e utilização de todas as ferramentas básicas, por meio de aulas práticas semanais, oferecida pelos graduandos de enfermagem, possibilitando o aprendizado no uso da internet e das ferramentas do sistema, como também criar um ambiente que propicie a sociabilidade. Quanto à inclusão digital, ao se criar a oportunidade para os idosos aprenderem informática, espera-se retirá-lo da exclusão, não só da digital, como também da social, promovendo durante as aulas um espaço de convivência, trocas de experiência como também a promoção de sua saúde, mediante a escuta terapêutica, executadas pelos alunos sob a supervisão da professora. É nesse espaço que os graduandos atuam na educação, vivenciando o processo como um todo, praticando a escuta terapêutica. Assim a faculdade, cumpre sua função social, junto à Comunidade do Capão Redondo, fixando a sua contribuição para melhora da qualidade de vida aos membros do seu entorno.