Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS: ATIVIDADE EDUCATIVA COM IDOSOS
Autores
KELCIONE PINHEIRO LIMA JOTER (Relator)
VERÔNICA PEREIRA LOPES
SAMIRA ROCHA MAGALHÃES DE ALENCAR
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Os primeiros socorros podem ser definidos como procedimentos imediatamente à uma vítima que sofreu algum acidente, antes que esta venha a receber suporte de um profissional de saúde. Seus principais objetivos são a manutenção dos sinais vitais e a garantia da vida. Qualquer pessoa pode prestar socorro, desde que tenha ciência de como executar as técnicas. Atualmente o estilo de vida mais saudável dos idosos propõe a estes novos desafios e a exposição a ambientes diferenciados, e a busca pelas atividades em grupos de terceira idade. O convívio domiciliar, de lazer e recreativo proporciona maior contato e interação com o meio e com outros idosos, onde podem estar sujeitos a situações adversas de traumas, como uma queda, um desmaio ou até mesmo um atropelamento em vias públicas. A educação em saúde visa a promoção, proteção e, principalmente, a prevenção de agravos. O enfermeiro, deve-se tornar frequente seu papel de educador, visando à melhoria da saúde da população e todas as questões envoltas à prática educativa a qual é embasada pela Lei 7.4987. No que concerne o cuidado de enfermagem direcionado ao idoso, é importante que as ações sejam guiadas pela promoção da saúde. OBJETIVO: Descrever a experiência de aplicação prática do ensino de primeiros socorros à idosos. METODOLOGIA: Trata–se de um relato de experiência, de caráter descritivo sobre a realização de uma oficina de primeiros socorros, desenvolvido durante a semana do idoso em setembro de 2017, com 30 idosos participantes do projeto Bombeiro, saúde e sociedade, localizado no bairro Parangaba em Fortaleza, Ceará. RESULTADO: A atividade educativa foi construída com abordagem voltada para leigos e adequada à realidade dos idosos, abordando possíveis situações de acidentes em casa, em via pública, primeiros socorros aplicáveis em casos de queda, desmaio, epistaxe, convulsão, prevenção de acidentes, tratamento de queimaduras, ferimentos e reanimação cardiopulmonar. Os idosos aprenderam, também, noções de anatomia, contatos importantes e controle de crises convulsivas. CONCLUSÃO: O estilo de vida saudável dos idosos propõe aos mesmos mais desafios e a possibilidade de exposição a ambientes diferentes, e a buscar por atividades em grupos de terceira idade. A simulação foi importante por proporcionar aos idosos a oportunidade de vivenciar as práticas de ações educativas, assim como melhoria na qualidade de vida, resgatando assim a autoestima e sentimento de utilidade.