Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título RECICLANDO O VOCABULÁRIO ANATÔMICO NA MELHOR IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PACE
Autores
ANDRE NASCIMENTO HONORATO GOMES (Relator)
ANA GABRIELA LUCENA BRITO
DEBORAH SAYURI KOBIYAMA
FELIPE ALVES ALMEIDA
HADELÂNDIA MILON OLIVEIRA
RODRIGO DA SILVA RAMOS
NATÁLIA RAYANNE SOUZA CASTRO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
O profissional da saúde deve ser capaz de agir como um cooperador na sociedade, atuando de forma a contribuir com o processo educacional, promovendo a saúde e garantindo qualidade de vida a seus pacientes. O objetivo é descrever uma experiência de ensino e aprendizagem vivenciada por discentes voluntários quanto à uma prática educativa com idosos. Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem integrantes do programa de atividade curricular de extensão “Reciclando o vocabulário anatômico na melhor idade”, realizado numa Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Manaus. O projeto foi realizado de forma a ser uma prática didática com o foco na melhoria das condições de saúde do grupo de idosos, agindo sob forma preventiva e atuando de forma a promover a saúde. Decidiu-se que atividades educativas fossem ministradas nas terças do mês de agosto de 2016. em uma sala de eventos da UBS através de stands e palestras, na qual houve, inicialmente, a recepção dos idosos, seguido da distribuição de materiais, como luvas e máscaras e a demonstração da maneira correta de utilizá-los. Como auxílio utilizou-se peças anatômicas cadavéricas e sintéticas do Laboratório de Anatomia da Universidade. As palestras foram divididas com temas sobre Coluna vertebral, Saúde Bucal, Membros Superiores e Inferiores, Crânio, Sistemas Esquelético, Cardiovascular, Genito-urinário, Digestório e Respiratório. Os idosos responderam um questionário avaliativo ao final das atividades realizadas. Os resultados obtidos através das palestras foram satisfatórios e constatamos que o desenvolvimento das atividades provou, de fato, que a melhor idade anseia conhecimentos e experiências novas. A experiência vivenciada também nos permitiu conhecer melhor e mais a fundo a linguagem popular acerca de determinadas partes do corpo. Ressalta-se que o projeto gerou aproximação e confiança da população, transformando a realidade da comunidade e ocasionando a um atendimento de melhor qualidade. Conclui-se então que cada indivíduo envolvido com o projeto atuou tanto como propagador quanto receptor de conhecimento, o que nos implica a pensar e a desenvolver outros projetos como este realizado na UBS, visando levar mudanças significativas para a população-alvo e profissionais atuantes no local, proporcionando experiências positivas e gerando um atendimento mais humanizado, concluindo assim que o profissional da saúde é um cooperador e não somente o detentor do saber.