Os indicadores de qualidade são utilizados como ferramenta de monitoramento da assistência de enfermagem e os serviços de saúde têm utilizado este recurso para a melhoria da qualidade do cuidado. O acompanhamento dos indicadores por enfermeiros assistenciais possibilita a autorreflexão sobre melhorias para a qualidade da assistência prestada. Objetivou-se relatar a experiência do monitoramento dos indicadores de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) como enfermeira assistencial. Trata-se de um relato de experiência descritivo, relacionado a avaliação de indicadores de qualidade do serviço desde janeiro de 2017 por uma enfermeira assistencial. A avaliação mensal dos indicadores possibilita uma visão sistemática da qualidade da assistência, permite a auto avaliação quanto ao cuidado realizado, maior conscientização quanto à necessidade de notificações dos eventos adversos e busca por melhorias, como também reflexão coletiva entre coordenação e equipe assistencial quanto a necessidade de ações que solucionem os problemas encontrados e determinem um período para reavaliação e eficácia das ações pactuadas. A experiência com esse monitoramento traz benefício para o profissional, que consegue relacionar sua prática com o gerenciamento do cuidado. Espera-se com o estudo conscientizar os profissionais quanto a necessidade de avaliação periódica de sua assistência, bem como evitar subnotificações, para que os eventos adversos sejam reavaliados e direcionem a equipe para atingir resultados positivos quanto à assistência de maior qualidade. |