Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título INTERCÂMBIO EM SAÚDE COMO QUALIFICAÇÃO NO CUIDADO COM RECÉM-NASCIDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MAYARA MESQUITA MORORÓ PINTO (Relator)
GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE
KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
FERNANDA JORGE MAGALHÃES
SUZANE PASSOS DE VASCONCELOS
VELMA DIAS DO NASCIMENTO
THAÍS ROGÉRIO DOS SANTOS
GEISE MOREIRA SALES DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) conta com a parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU de Rouen), na França, considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa. O intercâmbio possibilita a produção e divulgação de novos conhecimentos através da formação acadêmica, vivências e descobertas internacionais de um cuidar diferenciado. Objetivou-se relatar a experiência de mobilidade acadêmica internacional em Rouen, na França, durante o Mestrado Profissional em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência descritivo, vivenciado em novembro de 2017, durante uma formação acadêmica realizada na Escola de Formação de Profissionais da Normandia e visitas técnicas nos setores de Pediatria e Neonatolodia do Centro Hospitalar Universitário de Rouen – CHU. Experenciar uma cultura diferenciada da realidade brasileira nos proporcionou vários questionamentos enquanto profissionais, como a ânsia por uma constante qualidade da assistência prestada, humanização e segurança do paciente, como a técnica de “quatro mãos” utilizada na França no cuidado dos bebês, e a forte relação dos familiares durante o período de internação na unidade neonatal. O cuidado centrado em uma sólida integração da equipe multiprofissional fortaleceu ainda mais nossa ideia de necessidade de uma equipe unida buscando soluções diárias para a melhoria da assistência. A aprendizagem advinda pelas visitas técnicas na área de Neonatologia, em um hospital europeu permitiram-nos refletir sobre os modelos de cuidado brasileiro. Emergiram discussões relacionadas ao ensino, assistência e pesquisa, e proporcionaram a concepção de projetos inovadores aos mestrandos com ênfase nos cuidados que permitiram reduzir os agravos à saúde dos recém-nascidos e a ansiedade dos familiares. A experiência agregou conhecimento e estimulou os mestrandos a buscar novos horizontes promotores de um cuidado diferenciado aos nossos pacientes brasileiros.