Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O IMPACTO DO EDUCAR EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DE AUTONOMIA E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES AO USUÁRIO DE SVD
Autores
LOWISA CONSENTINI GARCIA (Relator)
ESTER ALVES DE OLIVEIRA
PAULO PHILIP DE ABREU GONZAGA
HUXLAN BECKMAN DE LIMA
MARIA FRANCISCA DE SOUZA RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A sondagem vesical de demora (SVD) é um procedimento invasivo e estéril que consiste na inserção de uma sonda pela uretra até a bexiga para seu esvaziamento, esta sonda permanece por um intervalo de tempo designado pela equipe médica. O uso da SVD predispõe a risco de Infecção do Trato Urinário (ITU), pois a permanência da sonda gera a remoção dos mecanismos de defesa essenciais do indivíduo. Este procedimento é privativo do enfermeiro, que deve buscar por estratégias para o compartilhamento e construção de saberes junto aos usuários de SVD, visando reduzir riscos. Neste processo a educação em saúde é importante, pois promove conscientização e facilita o aprendizado, buscando desenvolver a autonomia do indivíduo por meio do desenvolvimento do senso crítico, estabelecendo ações conjuntas e modificando situações de sua realidade. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as práticas hospitalares da disciplina Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem II e identificar a importância da educação em saúde na assistência ao usuário de SVD. Metodologia: Relato da experiência de discentes do 5º período de enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, durante as práticas hospitalares da disciplina Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem II, no Serviço de Pronto Atendimento Coroado em Manaus- AM entre 23/05 a 07/06 de 2018. Resultados: Durante o estágio houve um intenso contato com a prática de sondagem vesical e pôde-se observar uma lacuna no processo de autocuidado de alguns pacientes após observar neles sinais característicos de ITU. A partir disso, planejamos a aplicação de uma atividade educativa visando persuadi-los a se tornarem sujeitos ativos no autocuidado por meio da educação em saúde. A atividade consistia na explanação de um painel interativo, com imagens relacionadas aos cuidados para usuários de SVD. Houve uma grande interatividade dos pacientes, que se mostraram muito atentos e dispostos a entenderem mais sobre o assunto, ao final havia a entrega da cartilha educativa que enfatizava todos aqueles pontos citados anteriormente e junto à cartilha um copo incentivando a ingesta hídrica. Conclusão: Desenvolvemos uma visão acurada e holística que nos permitiu observar além da técnica, enfatizando a importância da Educação em Saúde na construção de conhecimentos coletivos considerando a bagagem que o usuário carrega consigo.