Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (OSCE) – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
PAULO PHILIP DE ABREU GONZAGA (Relator)
BEATRIZ GRAÇA DE ARAÚJO
ESTER ALVES DE OLIVEIRA
LOWISA CONSENTINI GARCIA
VICTOR NEI VASCONCELOS MONTEIRO
IRACEMA DA SILVA NOGUEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Com a finalidade de proporcionar os princípios de um progresso nos aspectos acadêmicos, principalmente na área da saúde, em 1975, foi criado o Exame Clínico Objetivo e Estruturado, do inglês, Objective Structured Clinical Examination - OSCE, que permite, no âmbito da academia, aproximar a relação existente entre os conceitos de avaliação e a aprendizagem. Nesse contexto, é importante a incorporação tecnológica eficaz, que proporcione a construção de uma educação crítica-reflexiva, com aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornem os estudantes capazes de atuar nas práticas hospitalares. Objetivo: Relatar a experiência de promoção do processo de ensino-aprendizagem obtida a partir do treino de habilidades e atitudes por meio do método OSCE, na disciplina de Psicologia Aplicada à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que se refere à promoção do processo de ensino-aprendizagem através do método OSCE na referida disciplina, desenvolvido no segundo semestre de 2017, com acadêmicos do 4° período do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido no Laboratório de Habilidades e Simulação (LAHSIM) da referida Universidade. Resultados: Através do OSCE, o acadêmico se depara com situações que exijam um controle de suas emoções, permitindo o treino desses futuros profissionais para dar as informações necessárias e a devida assistência ao paciente necessitado, realizando o reconhecimento das principais necessidades desses indivíduos, incentivando no aluno uma maior responsabilidade, pensamento crítico e aprimoramento da sua rapidez na solução de problemas, podendo reavaliar e consertar os possíveis erros, sem a possibilidade de oferecer risco ou desconforto aos pacientes, já que se trata de uma simulação, o que é de grande valia já que na realidade que nos cabe não há espaço para erros. Conclusão: Considera-se o OSCE de grande importância no processo dinâmico de ensino-aprendizagem, além de se mostrar um eficiente método avaliativo. As atividades desenvolvidas contribuíram de forma significativa e positiva para a formação acadêmica dos futuros profissionais de enfermagem, já que eles poderiam vivenciar e praticar uma experiência ainda no âmbito acadêmico, tornando-o mais preparado e crítico desde a graduação.