Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
JÉSSICA DE CARVALHO SILVA (Relator)
WESLLEY THIEGO FERREIRA BATISTA
RAFAEL HENRIQUE S. DOMINGUES
ANA PATRICIA ARAUJO TORQUATO LOPES
RAFAELA AZEVEDO ABRANTES DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A internação de uma criança, o motivo da internação, bem como o tempo dela, pode acarretar em trauma à criança e seus familiares. Em consequência a essa realidade, em 21 de março de 2005 a deputada federal Luiza Erundina de Souza, criou uma lei de n° 11.104/2005 que dispõem da obrigatoriedade da instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico ou qualquer unidade em regime de internação. A brinquedoteca hospitalar tem o intuito de oferecer suporte social e emocional para as crianças e seus acompanhantes diminuindo o sofrimento delas quando estão doentes e internadas, ampliando a visão em relação ao brincar, incentivando o comportamento lúdico, favorecendo o relacionamento mais estreito entre o acompanhante e a criança com a equipe de enfermagem, além de ajudar na sua recuperação. Objetivo: Analisar as publicações acerca da percepção dos profissionais de enfermagem quanto ao funcionamento da brinquedoteca hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura brasileira, dos últimos quinze anos, publicados em português. A base de dados escolhida foi a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), e o portal de periódico online - Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Foram utilizadas as seguintes palavras chaves na busca: brinquedoteca, brinquedoteca hospitalar, enfermagem e enfermeiros, associados com operadores boleanos, em diferentes estratégias, uma vez que há poucos estudos publicados na área. A abordagem descritiva foi utilizada na análise e exposição dos resultados. Resultados: Após a leitura do material e análise, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos três estudos que atingem o objetivo proposto. Neles os enfermeiros relatam que a brinquedoteca hospitalar é terapêutica, tanto para as crianças, quanto para os pais, pois quando estão no espaço brincando esquecem onde estão, e adentram no mundo a sua volta, afastando-se dos medos que cercam o tratamento. Eles observaram que quanto mais as crianças brincam e se divertem, melhoram rapidamente. Conclusão: A brinquedoteca hospitalar além de ser uma ajuda para os profissionais de saúde, é uma distração para as crianças, visto que o processo de adoecimento já é uma mudança no estilo de vida delas, e ter onde brincar as ajudam a se sentirem melhor. Por isso, o lúdico deve ser cada vez mais parte do contexto hospitalar pediátrico e merece mais estudos na área.