Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A INFLUÊNCIA DA EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Autores
ÉRYCA RESENDE PIRES (Relator)
MARIANA BARBOSA MAIA
MEIRY HELLEN MARQUARDT
OZELIA DALFIOR GIMENEZ ROMANHA
ANNA PAULA NUNES DE MORAES
MICHELI GARCIA
DANÚBIA PEREIRA FIRMINO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Equoterapia trata-se de uma terapia assistida por animais na qual se utiliza o cavalo para desenvolver e modificar atitudes da vida diária de crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estas crianças possuem limitações que envolve aspectos psíquicos e neurológicos que abrangem a senso-percepção entre outros fatores que geram déficit no desenvolvimento da comunicação, socialização e autoconfiança com o meio externo. Este relato visa apresentar a experiência de acadêmicos de enfermagem mediante a importância da terapia assistida por animais (equoterapia), no tratamento do paciente no TEA, visando a reabilitação global do equitador. O presente estudo indutivo caracteriza-se como relato de experiência com abordagem qualitativa, frente à percepção de acadêmicos do Curso de Enfermagem do sexto período do Centro Universitário do Espírito Santo, campus Colatina, realizado no segundo semestre de 2017, mediante a experiência vivenciada destes no Centro de Equoterapia da APAE da cidade de Colatina-ES em relação aos aspectos evidenciados sobre a evolução do paciente na respectiva terapia. Esta experiência criou um meio informativo aos futuros profissionais da área de saúde, sobre os pontos trabalhados na equoterapia, e que beneficiam no desenvolvimento cognitivo do paciente, induzindo-os ao desenvolvimento de ações e atividades em campo sobre diversos temas. Observou-se que na equoterapia, o método terapêutico emprega o cavalo como o autor a nível psicossocial, englobando vários aspectos como o desenvolvimento na força muscular, equilíbrio, consciência do próprio corpo e coordenação motora. Conclui-se que mediante aos acontecimentos vivenciado foi possível compreender a equoterapia como uma ferramenta importante no processo de reabilitação de crianças não somente no TEA e também em outras áreas de transtornos.