Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE APLICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DA PRÁXIS TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Autores
MARIA DAS DÔRES MEDEIROS DE ALMEIDA SANTOS (Relator)
MARIA DAS DORES MEDEIROS DE ALMEIDA
FRANCISCO BRAZ MILANEZ OLIVEIRA
RONNIELY DA SILVA DE MORAIS
MARCOS VITOR BATISTA DE OLIVEIRA
VINICIUS DIOGO ALVES LOUREIRO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: No Brasil o ensino da enfermagem ainda ocorre tradicionalmente por meio de aulas expositivas formais. A adoção de novas tecnologias ocasionou mudanças expressivas no processo educacional promovendo novas maneiras de ensinar e aprender, das quais destacam-se os aplicativos para dispositivos móveis. Objetivo: Desenvolver e avaliar uma aplicação multimídia para ensino dos procedimentos técnicos de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica. Foi desenvolvido aplicativo com base em 35 práticas de enfermagem das quais se destacam Sondagem Vesical de Demora – Feminino e Masculino, Higienização das Mãos, realização de curativos, punção venosa, baseada em evidências científicas e ilustrado com imagens de simulações clinicas em manequins de alta fidelidade. O protótipo foi avaliado por 90 alunos matriculados no curso de Bacharelado em Enfermagem de um Centro Universitário no estado do Maranhão. O estudo foi aprovado com Nº CAAE: 57250416.5.0000.8007 de acordo com a resolução 466/12. Aplicação disponível para download em: https://drive.google.com/file/d/0B-9b5aD0VtsBVWNhQ1c5SEtTOWc/view?usp=sharing. Resultados: Houve predominância do sexo feminino (75,6%), e estado civil solteiras (80%). Quando indagados sobre os meios que utilizavam para atualizar os conhecimentos, 91,2% afirmaram que utilizavam a internet, todos os dias (96,7%), via celular (58,8%). A Avaliação sobre o software foi satisfatória por partes dos alunos, além de considerarem o menu do aplicativo de fácil acesso e compreensão. Quanto ao item layout das páginas do aplicativo, 48,9% classificaram como bom. A Disposição do conteúdo de forma clara, atualizada e compreensível ao aluno e em atender às práticas de Enfermagem executadas durante a prática profissional foi considerada boa por 43,3% dos alunos, sendo que 90% afirmaram que a aplicação possibilitou a aprendizagem, 46,7% utilizaram o aplicativo em sala de aula ou durante o estágio 46,7% e 80% afirmaram que a aplicação é importante para a formação acadêmica. Conclusão: O estudo contribuiu para a elaboração de padrões de cuidados baseados em evidências científicas para procedimentos técnicos de enfermagem agindo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem das práxis de enfermagem.