Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE A ADOLESCENTES: COMO ACONTECE?
Autores
LEONARDO GOMES DA SILVA (Relator)
LUANA LINDAURA GOMES DE MENEZES
ANA PAULA DE ARAÚJO MACHADO
JAMILLE DO AMARAL SANTOS
ELAYNE DA SILVA PEREIRA REIS
MARYLDES LUCENA BEZERRA DE OLIVEIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A forma como os adolescentes vivenciam suas experiências sexuais, está interligada com o meio em que convivem, dessa forma buscam-se informações e respostas aos seus questionamentos por meio do ambiente em que estão inseridos. Diante da atual representação da sexualidade entre o público de adolescentes, se faz necessário identificar como esses indivíduos tem acesso às informações e como as interpreta. Objetivo: Identificar como os adolescentes recebem conhecimentos relacionados a IST’s. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, sendo desenvolvido em uma escola estadual de educação profissionalizante na cidade de Crato-CE. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2018, em visitas a escola profissionalizante. Foi utilizado como instrumento da coleta de dados, um roteiro para entrevista semiestruturada. A análise de dados foi fundamentada pelas narrativas dos entrevistados e dividida em três fases: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados obtidos. Resultados: Levando em consideração os dados apresentados, percebe-se que existem diversos meios, nos quais chegam às informações acerca das IST a esses adolescentes, sendo a escola e internet bastante citada entre os demais meios. A internet exerce um grande papel na propagação das informações, uma vez que é de fácil acesso ao público de adolescentes, consequentemente a escola, aonde tal tema vem sendo abordado. Conclusão: A promoção da saúde aos adolescentes é algo laborioso para os profissionais da saúde, tendo em vista os adolescentes não adentrarem com frequência a Estratégia de Saúde da Família (ESF), havendo a necessidade de se fazer articulação com o ambiente escolar. A escola é um espaço primordial para a abordagem do tema sexualidade, consequentemente há necessidade de se abordar o tema com enfoque nos aspectos individuais e coletivos, promovendo debates entre os adolescentes, e fazendo consonância da teoria com a prática.