Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS RESIDENTES NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO
Autores
DESIRÉE ARIANE MODOS FIGUEIRA (Relator)
RAQUEL GVOZD
NATHALIA VASCONCELOS FRACASSO
RENATA PEDRÃO LEME MATOMATSU
MAGALI GODOI PEREIRA CARDOSO
MÁRCIO SOUZA DOS SANTOS
MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO HADDAD
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Apesar do principal meio de contratação de um Hospital Universitário Público ser a partir de concursos públicos, criou-se a Lei Estadual nº 15.608/2007 que estabelece as normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná e confere uma nova modalidade de contratação, denominada Chamamento Público. Seu objetivo é credenciar profissionais autônomos de diversas áreas, formando um banco de colaboradores com experiência, a fim de amenizar a escassez de recursos humanos. Objetivo: Descrever a experiência de enfermeiros residentes em gerência dos serviços de enfermagem ante o recrutamento e seleção de pessoal em um hospital universitário. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por residentes de gerência de serviços de enfermagem. O cenário de estudo é um hospital universitário público de alta complexidade, situado no norte do Paraná. O estágio é desenvolvido no segundo ano de residência, no qual os residentes acompanham os profissionais enfermeiros que ocupam cargos da alta gestão hospitalar. Resultados: No cenário atual os prestadores de serviço autônomos compõe a força de trabalho da enfermagem, na modalidade chamamento público, que constitui um desafio para gestão de recursos humanos. Em relação aos enfermeiros desta instituição, 43% são credenciados via chamamento público para cobrir, especialmente, as áreas assistenciais. Nessa perspectiva, especialmente para o recrutamento de pessoal, destaca-se a dificuldade de seleção dos candidatos que não comparecem à entrevista agendada, apresentam currículo incompleto e com preenchimento inadequado, entregam parcialmente as documentações exigidas no edital, manifestam previamente a indisponibilidade de horário pela existência de um ou mais vínculos de trabalho, além da prevalência de inexperiência e pouca qualificação profissional. Conclusão: Diante das constatações, evidencia-se o desafio do gestor na gestão de recursos humanos em uma instituição pública, bem como o despreparo dos profissionais na elaboração de currículo e apresentação pessoal adequados à um processo de seleção.