Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM DIABETES NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PAPEL DO AGENTE COMUNITÁRIO
Autores
GEOVANA DOS SANTOS VIANNA (Relator)
ROSEANNE MONTARGIL ROCHA
LAÍS SOUZA DOS SANTOS FARIAS
ISABELLA RAMOS DOS SANTOS
FERNANDA ALVES BARBOSA
PRISCILA DAS NEVES MIRANDA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Considerado como problema de saúde pública, o Diabetes Mellitus (DM) está entre as principais condições crônicas da população brasileira, sendo causa de outras morbidades e alto índice de mortalidade. Atualmente, apresenta-se como grande desafio para os sistemas de saúde, por ser uma patologia de múltiplas etiologias, a qual está associada a diversos fatores, como: transição epidemiológica, transição nutricional, urbanização, estilo de vida sedentário cada vez mais frequente em todas as idades, obesidade, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida das pessoas com diabetes. A educação em saúde constitui como importante aliado para o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento adequado, evidenciando, dessa forma, a importância da promoção da saúde e prevenção das doenças como parte do processo educativo. O objetivo foi identificar a produção científica sobre a importância da educação em Diabetes Mellitus na Estratégia de Saúde da Família acerca do papel dos agentes comunitários de saúde no período de 2007 a 2017. Trata-se de uma Revisão de Literatura do tipo integrativa, realizada na base de dados LILACS e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Constituíram-se como critérios de inclusão: abordagem da temática a ser investigada, idioma português e/ou inglês, disponibilidade online gratuitamente na íntegra e publicação nos últimos dez anos. Foram identificados 12 artigos, e após a leitura parcial, selecionou-se apenas 8 que atendiam aos critérios de inclusão. Encontrou-se nos resultados que foram utilizadas metodologias com abordagem qualitativa e/ou quantitativa, no período entre 2007 e 2017 e idioma brasileiro. Pode-se definir três categorias para análise dos principais resultados: O impacto da doença, a importância da educação em saúde na estratégia de saúde da família e a relação da educação em diabetes sob o papel dos agentes comunitários de saúde. Nesse sentido, percebeu-se que a doença era vista com grande impacto, afetando de forma negativa a vida desses sujeitos, por isso a educação em saúde configura-se como uma estratégia tão importante, possibilitando, através do processo educativo uma visão holística por parte dos agentes comunitários, já que eles são considerados como um elo de ligação entre a comunidade e o serviço de saúde da atenção primária.