Título |
ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA COM TRAUMA NA CABEÇA NA ESCOLA |
Autores |
RAFFAELA ANGEL CASSOTTA (Relator) | ADRIANA CECEL GUEDES | MARISA MUNHOZ JERONIMO | CAMILA PARDAL DALAQUA | PATRÍCIA S S SAMPAIO |
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Modalidade |
Comunicação coordenada |
Área |
Valorização, Cuidado e Tecnologias |
Tipo |
Pesquisa |
Resumo |
Introdução: A escola é o local onde as crianças passam maior parte de seu tempo, e portanto pode ser importantes desenvolver ações de promoção e prevenção a saúde para assegurar sua integridade e proteção entre elas a assistência adequada às crianças que sofrem acidentes na infância. Objetivo: Elaborar um protocolo para assistência à criança com trauma na cabeça nas escolas. Método: O presente estudo tratou-se de uma revisão narrativa da literatura. Optou-se por analisar os protocolos para tratamento do trauma crânio encefálico identificados em uma revisão sistemática que avaliou a qualidade e o rigor metodológico de diferentes estudos acerca das condutas de especialistas diante de um quadro de traumatismo crânio encefálico em crianças. Dessa forma, garantiu-se o uso de protocolos confiáveis como base para a elaboração do algoritmo proposto por esse estudo. Resultados: foram analisados possível 3 protocolos de atenção à criança com trauma na cabeça. Verificou-se, então as condutas para as quais eram necessárias intervenções de profissionais e aquelas que podiam ser observadas na escola. A partir delas foi construído um protocolo de atendimento à criança com trauma na cabeça que pode basear a tomada de decisão dos profissionais diante de diferentes situações. Conclusão: Através da construção do protocolo para assistência à criança na escola, elaborou-se condutas para auxiliar os colaboradores no atendimento à criança com trauma de cabeça dentro da escola. |