Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título AVANÇOS NA PRÁTICA INTERPROFISISONAL NA FORMAÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA GESTÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA ESQUALOS
Autores
JOSUÉ SOUZA GLERIANO (Relator)
ANA CARLA PICALHO
ANGÉLICA PEREIRA BORGES
LIZ VANESSA LUPI GASPARINI
CAMILA GALIANO
LUCIELI DIAS PEDRESCHI CHAVES
ANDREA PARADELO RIBEIRO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Educação Interprofissional (EIP) tem potencializado espaços de formação de aprendizado contribuído para uma visão ampliada do cuidado em saúde. Objetivo: Apresentar a experiência de práticas Interprofissionais no Programa de Extensão Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência derivado da integração ensino-serviço de uma universidade pública e serviços de saúde da rede de atenção de um município da região médio norte mato-grossense. Os dados foram extraídos dos relatórios de acompanhamento do programa, dos produtos em andamento e concluídos. Analisou-se descritivamente com análise temática. Resultados: A institucionalização do EsQualOS se deu a partir de respostas de práticas na integração com os cursos de enfermagem e letras a partir de três projetos de extensão que atuam na linha da Política Nacional de Humanização, em específico aos aspectos da sinestesia, cor e arte e. no segundo momento com o curto de enfermagem e administração e contábeis na linha da gestão dos serviços no que refere-se a mapeamento de processos, organização de informações em fluxos e propostas de intervenções no olhar da logística e da qualidade dos serviços. O programa tem proporcionado cenários de práticas que são lacunas na formação, nos diferentes cursos, e que se tornou um processo de experiência na construção coletiva de aprendizado de propriedades específicas de cada área de saber que interagem na ampliação de uma formação voltada para o cuidado integral. Além de espaços de formação a abertura de estágios remunerados não obrigatórios pelos serviços de saúde em cooperação técnica com a o EsQualOS propiciou uma imersão nesses serviços com maior integração com os profissionais da prática, criou uma rede de ensino voltada para a prática em um movimento intenso de colaboração e envolvimento que integra quatro serviço de saúde e a universidade, tornou-se referência de articulação e um observatório para contratação profissional após formação. Conclusão: A própria trajetória de construção e fazer acontecer desse escritório pode ser considerada um produto uma vez que abriu caminhos para o extensionismo, em uma abordagem interprofissional, de intensa articulação institucional, que consolidou processos e experiências que podem direcionar outros projetos, sendo reconhecido como uma produção inovadora na educação em saúde pelo Laboratório de Inovação em Educação na Saúde OPAS/OMS.