Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM SAÚDE COLETIVA
Autores
NUBYA SETE ANZOLIN (Relator)
NUBYA SETE ANZOLIN
JOÃO VICTOR NASCIMENTO RUEDA
DALVANI MARQUES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Planejamento Estratégico Situacional caracteriza-se como um processo consciente e sistemático, para tomada de decisões sobre metas, atividades, que podem ser realizadas de forma individual ou coletiva, na unidade de trabalho. Objetivo: identificar necessidades de saúde de população adscrita a um Centro de Saúde com o uso do PES. Método: Relato de experiência baseado no Planejamento Estratégico Situacional (PES) com seus quatro momentos: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Desenvolvido pelos graduandos de enfermagem do 2º ano da FEnf/Unicamp durante disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva em atividades práticas em um Centro de Saúde em Campinas/SP. Resultados: Os resultados sendo os quatro Momentos do PES foram: 1) Momento Explicativo: identificação, descrição e explicação dos problemas. No Centro de Saúde havia o desconhecimento da equipe sobre pacientes programáticos e da população sobre o Acesso Avançado; causados pela prioridade no atendimento baseado em demanda. Assim, existia desconhecimento das necessidades de saúde da população adscrita. 2) Momento Normativo: construção do cenário, definição da situação e objetivos, e análise. Caracterizou-se como definição dos bancos de dados a serem analisados: SIM, SINAN, SINASC, IBGE; e dados do local do: SIS Pré-Natal, Puericultura e Pacientes Programáticos, e a confecção de folder explicativo sobre acesso avançado a população. 3) Momento Estratégico: tipos de estratégias que poderão ser promovidas e sua viabilidade. Este momento permitiu: Levantamento, análise e apresentação de dados para a equipe e geração de informações sobre a população. 4) Momento tático-operacional: gerenciamento das operações a serem realizadas, monitoramento e avaliação: Duas devolutivas, sendo uma para equipe de saúde durante reunião de equipe, e outra, apenas para enfermeira com entrega de relatório referente às necessidades de saúde da localidade e do folder sobre Acesso Avançado, sendo acordado o repasse das informações para equipe de saúde. Considerações finais: o PES, por ser um método estruturado e processual, possibilitou aos futuros enfermeiros a aproximação e construção de estratégias para a identificação das necessidades de saúde de uma população adscrita a uma equipe de saúde da família, contribuindo para a formação na Saúde Coletiva.