Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
ANSELMO AMARO DOS SANTOS (Relator)
ANDREA ALVES SOERENSEN
JUVENAL TADEU CANAS PRADO
ADRIANA SILVA DE MORAES
MARIA DA PENHA DA SILA
ELIZABETH CORREIA FERREIRA GALVÃO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O pensamento Crítico é uma habilidade desejável nos enfermeiros e indispensável em estudantes de Enfermagem que deparam cada vez mais com o avanço tecnológico, com complexas questões éticas e legais e assistência a pacientes com demandas cada vez mais complexas, que exigirão o uso da interpretação, análise e avaliação. Objetivos: Identificar por meio da literatura as estratégias pedagógicas utilizadas pelos os enfermeiros e sua eficácia no desenvolvimento do pensamento crítico. Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico, baseado em levantamento da produção científica, com caráter investigativo, exploratório e descritivo sobre o problema de pesquisa apresentado. Para tanto se utilizou a base de dados Bireme ,disponível no endereço www.bireme.com.br e www.teses.usp.br .Os critérios de inclusão utilizados foram o idioma português textos completos disponíveis on-line e recorte temporal de 01/2008 a 03/2018. Os descritores utilizados foram: Pensamento Crítico, Aprendizagem, Pensamento Reflexivo, Pensamento Na Ação. Resultados: os estudos apontam que na concepção dos docentes, o ensino do pensamento crítico pode ser desenvolvido por meio do raciocínio clínico, problematização, estudos de casos, leituras críticas e discussão clínica. Conclusão: as estratégias apresentadas pelos docentes são desenvolvidas e pautadas no conhecimento de pensamento que possuem. Tomam como base, os planos de ensino que desenvolvem e as disciplinas que ministram. Há necessidade de novos estudos que revelem o processo de formação docente para o ensino do pensamento crítico.