Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ESTUDANTES DE ENFERMAGEM UTILIZANDO MATERIAIS LÚDICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Autores
JOYCE ALVES DO NASCIMENTO (Relator)
PAULA TORRES FUSTE
ANA ROSA DE SOUZA PONTES
DÉBORA HENRIQUE DA SILVA ANJOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Divulgar ciências está relacionado à aprendizagem dinamizada, sobretudo quando se trata de temáticas com educação em saúde, que por sua vez cria uma oportunidade do indivíduo refletir e repensar as suas atitudes culturais e ele próprio transformar a sua realidade. Com a inserção de materiais lúdicos nesse processo de aprendizagem da divulgação científica ele se torna um efetivo e facilitador instrumento de interação entre locutor e ouvinte na construção de conhecimentos, visando a mudança de atitudes em seu meio de convívio. OBJETIVO: Relato de experiência de acadêmicas de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ) na produção e importância de materiais lúdicos que complementam o conteúdo sobre parasitoses, facilitando o processo de ensino/aprendizagem durante a realização de oficinas práticas e interativas promovidas pelo projeto extensionista Construindo o Saber (IBCCF/UFRJ), por meio da alfabetização científica. METODOLOGIA: A idealização e construção de maquetes como: intestino delgado humano baseado na ilustração do artigo científico (Semin. Immunopatthol, 2012: 34: 815-828); um hemisfério do cérebro com representações de cisticercos; pranchas autoexplicativas e educativas; réplicas de fezes sadias e doentes, todas usadas em oficinas práticas em espaços formais e não formais de educação no estado do Rio de Janeiro, objetivando explicitar o vínculo da periculosidade de um helminto na saúde de um indivíduo. RESULTADO: A análise foi do tipo qualitativa, onde foi notado os interesses do público alvo em tocar nos materiais, usá-los na interação verbal consigo mesmo e com os outros ouvintes, dissertar sobre o assunto expressado, retornar a atividade para questionar sua origem e com elogios quanto ao material produzido, tornando claro que o objetivo da ação extensionista com o uso do lúdico foi alcançado. CONCLUSÃO: A experiência no estudo e produção dos materiais possui grande importância para a formação de um futuro profissional da saúde, pois compreendendo a relevância da ludicidade e o desafio de despertar o interesse do outro, a implementação dos materiais deve viabilizar a construção do conhecimento com a passagem do imaginário para a concretização do real acerca da apropriação da informação transmitida de forma prazerosa e não imposta, propagando assim uma larga troca de conhecimentos entre os pares.