Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA EM SAÚDE
Autores
JEAN CARLOS DE ARAÚJO PEREIRA (Relator)
ANA CLARA RIBEIRO ORNELAS
LETICIA ALVES DOS SANTOS
JULIANA MLAKER LEONE
BRUNA SANTONI SILVA
GISELE MARA SILVA GONÇALVES
JENNIFER FREIRE PRATES
MARIA APARECIDA GAMPER
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Como inúmeras outras atividades (jogos, jogral, teatro, dança, etc.) a música é um elemento muito utilizado como ferramenta artístico-lúdico, com enorme potencial para propagação de informação e disseminação de conhecimento, tendo singular importância para educação em saúde, afinal, o cuidar não se distancia em nada do educar, além do seu efeito terapêutico. Através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, que enriquecem o processo educacional. . Palavras Chaves: Assistência de Enfermagem; Educação em Saúde; Música. Objetivo: Contribuir para o aprimoramento dos alunos envolvidos nas atividades no que tange ao seu poder de síntese e transcrição de um conteúdo visando à aplicação na comunidade. Metodologia: Relato de experiência baseado em dois trabalhos realizados utilizando a música em eventos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sendo II Jornada da Cidadania na Penitenciaria Feminina de Campinas e XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno, pautados em artigos encontrados no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e utilizando descritores indexados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Resultado e discussão: Pautando-se nas tematicas solicitadas aos discentes envolvidos, ficava por incumbência dos mesmos a criação de letras com conteudos pertinentes, harmonização e a execução de músicas que abordassem o assunto pedido, tanto sobre o autoexame das mamas, quanto sobre o aleitamento materno. Os trabalhos obtiveram maior destaque e impacto, tanto para os alunos envolvidos, como para a comunidade em que fora realizado. Conclusão : o emprego da música e de atividades lúdicas, ainda se faz e impacta, tanto para o interlocutor quanto para quem esta a conduzir esse processo de ensino aprendizado. Para tanto se faz, de extrema importância a atenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese associados a uma noção rítmica e percepção musical dos que desenvolvem o material, resultando além de educativo, em um agradável e rico material de subsidio para educação em saúde.