Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ABORDAGEM DO TEMA RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DURANTE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
VITÓRIA DE BARROS SIQUEIRA (Relator)
MONICA LARISSA DO NASCIMENTO PAES OLIVEIRA
JULIA MEDEIROS CARVALHO CAMPOS
MARIANA PEREIRA GAMA
LANA QUELE PEREIRA DA SILVA
LANUZA DOS SANTOS BRITO
AISLANY WARLLA NUNES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Os resíduos sólidos de serviço de saúde (RSSS) são, de maneira geral, considerados contaminantes nocivos à saúde humana e agressivos ao meio ambiente estando presentes no cotidiano dos profissionais de enfermagem. Este estudo teve como questão de pesquisa: Qual o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a gestão dos RSSS? Objetivo: evidenciar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as questões que norteiam a gestão e manipulação correta dos resíduos dentro das unidades de tratamento de saúde. Método: Estudo descritivo de corte transversal e abordagem quantitativa onde o levantamento de dados se deu através de aplicação de questionários semiestruturados a acadêmicos de enfermagem do oitavo e nono períodos. O instrumento continha perguntas relativas ao perfil social e demográfico, ano de entrada na instituição, período que está cursando além de questões sobre o conhecimento acerca dos RSSS e sobre a abordagem do tema durante suas trajetórias acadêmicas. O projeto foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVASF sob CAAE 69072717.8.0000.5196. Os dados foram tabulados por meio do Microsoft Excel 2010 sendo apresentados as frequências absolutas e relativas. Resultados: Responderam o questionário 25 estudantes com idade média de 25,6 anos, sendo 92% do sexo feminino. 68% dos estudantes sabiam o que eram os resíduos de serviços de saúde, 60% conceituou adequadamente no entanto, 68% não soube responder ou respondeu de forma incorreta quanto a destinação intra e extra hospitalar destes resíduos. Sobre o tema ter sido abordado ao longo do curso, 68% respondeu de forma afirmativa, mas apenas 16% reconhecia a ANVISA como um dos órgãos regulamentadores da gestão dos RSSS. 44% dos alunos afirmaram já ter presenciado algum tipo de erro no manejo dos RSSS e ao associar as colunas dos tipos de resíduos com a sua denominação apenas 8% acertou a sequência completa. Conclusão: a fragmentação do conhecimento sobre o tema demonstrado nos resultados insere a necessidade de treinamentos suplementares e discussões entre os docentes para subsidiar mudanças no processo de ensino desta temática tão relevante para o futuro profissional.