Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O BULLYING: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE ESCOLAR
Autores
MARIANA BRANDT FERNANDES SANTOS (Relator)
KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA
MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA
ERIK CRISTÓVÃO ARAÚJO DE MELO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: o bullying é um fator de risco a saúde e ao ajuste psicossocial tanto para o praticante, quanto para a vítima, sendo recorrente em grande parte de crianças e adolescentes, caracterizando-se pela agressão física, atitudinal e psicológica, que são, inicialmente, reconhecidas como “brincadeiras”. Tal problemática é multifatorial, podendo está associada ao ambiente familiar desequilibrado, à falta de educação adequada, a deficiência de um diálogo durante formação das crianças e a normalização da violência em consequência de um convívio perturbador. METODOLOGIA: estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem em uma atividade educativa sobre bullying, proposta pelo módulo de Saúde Coletiva I ofertada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para promover educação em saúde com crianças do 1º ao 5º ano da Escola Eliete de Souza Araújo em Petrolina-PE. A atividade ocorreu com, aproximadamente, 400 crianças, no mês de agosto e setembro de 2018, sendo a temática desenvolvida a partir da construção de uma peça teatral com personagens de contos de fadas, utilizando-se da ludicidade para sensibilizar as crianças envolvidas. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na elaboração e apresentação de uma peça teatral para os alunos de uma escola municipal em Petrolina-PE. RESULTADOS: percebe-se que trabalhar uma temática relacionada a atitudes violentas no ambiente escolar é de grande magnitude, uma vez que contribui para a formação de valores nas crianças, além de possibilitar maior compreensão sobre o assunto. Ressalta-se que durante a peça teatral algumas crianças revelaram que já foram e/ou são vítimas do bullying, sendo possível notar que o uso de personagens infantis proporcionou maior acolhimento aos menores, facilitou a compreensão do assunto e o reconhecimento do bullying para que possam denunciar as provocações. CONCLUSÃO: a utilização de metodologias ativas auxilia na melhor compreensão da temática abordada, assim, a elaboração da peça teatral proporcionou às crianças um melhor aprendizado sobre o bullying e suas formas de expressão, além de despertar alguns sentimentos como a empatia e a solidariedade. Nesse sentido, percebe-se o quanto a atuação dos acadêmicos na escola auxiliaram na minimização de problemas em saúde, revelando que o desenvolvimento de atividades extramuros é de grande valor para o processo de formação profissional.