Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONTEMPORÂNEA
Autores
SANDRA MARIA DA PENHA CONCEIÇÃO (Relator)
SANDRA MARIA DA PENHA CONCEIÇÃO
MARLI REINADO BARBOSA
MICHELLE WENTTER
ANDREIA CRISTINA MOREIRA
ELIZIA ESTHER CALIXTO PAIVA
EDNA LÚCIA BATISTA CARVALHO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
O texto aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante da área da saúde, buscando perceber através de uma revisão integrativa, a importância destes recursos e do papel docente no processo de ensino-aprendizagem no ensino em saúde. Visto que as práticas docentes em atuais tem sido alvo de bastantes questionamentos, reflexo de uma sociedade globalizada e informatizada; faz-se necessário a discussão das reais funcionalidades, das práticas, e didáticas docentes hoje utilizadas. Atualmente as metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de alcançar e motivar o discente, pois diante do problema, ele se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a ressignificar suas descobertas. A problematização pode levá-lo ao contato com as informações e à produção do conhecimento, principalmente, com a finalidade de solucionar os impasses e promover o seu próprio desenvolvimento. Será que o docente tem o domínio em aplicar o uso da metodologia ativa e levar o discente a perceber que a nova aprendizagem é um instrumento necessário e significativo para ampliar suas possibilidades e caminhos, e que esse poderá exercitar a liberdade e a autonomia na realização de escolhas e na tomada de decisões na profissão da área da saúde? O estudante da área da saúde precisa assumir um papel cada vez mais ativo, descondicionando-se da atitude de mero receptor de conteúdos, buscando efetivamente conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Iniciativa criadora, curiosidade científica, espírito crítico-reflexivo, capacidade para auto-avaliação, cooperação para o trabalho em equipe, senso de responsabilidade, ética e sensibilidade na assistência são características fundamentais a serem desenvolvidas em seu perfil. O docente nessa perspectiva tem o papel de ser aquele que defende, ampara e protege, necessita desenvolver novas habilidades, como a vontade e a capacidade de permitir ao discente participar ativamente de seu processo de aprendizagem. Diante do contexto atual buscamos apresentar metodologias ativas de ensino-aprendizagem que sirvam como recurso didático base para uma formação crítica e reflexiva, e possam levar a uma reflexão construtivista da atuação do docente em sala de aula.