Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CRISTIANE PEREIRA DE CASTRO (Relator)
CRISTIANE PEREIRA DE CASTRO
ALINE BEDIN ZANATTA
ELAINE VALIAS SODRÉ PEREIRA
GRACE PFAFFENBACH
SARAH RUSSO CALIL
TATIANA GIOVANELLI VEDOVATO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
A formação em enfermagem vem passando por transformações na atualidade, principalmente após a implementação das novas diretrizes curriculares apoiadas em quatro pilares do conhecimento no qual o sujeito deve ser capaz de aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser, ou seja, baseado na construção de competências e habilidades, construídas durante a formação, e que deverão ser mantidas no mundo do trabalho. Frente a esta nova realidade, os currículos devem ser reconstruídos de maneira diversificada e alinhada a esta proposta a Faculdade de Americana (FAM), conta com uma Clínica Escola, na qual são desenvolvidas disciplinas práticas pautadas na formação de um profissional generalista, crítico, realista que conheça e saiba trabalhar no SUS seja como trabalhador ou gestor dos serviços. Objetivou-se relatar a experiência de docentes no processo de ensino aprendizagem alinhado as diretrizes curriculares nacionais para o curso de enfermagem desenvolvido na Clínica Escola da faculdade. Trata-se de um relato de experiência sobre competências e habilidades desenvolvidas nas disciplinas intituladas Ensino Clinico junto aos alunos do 4º ao 6º semestre do curso. A Clínica é um cenário pedagógico onde são desenvolvidas atividades de enfermagem pelos alunos com supervisão docente junto a usuários adultos e idosos, portadores de doenças crônicas e feridas, durante toda a semana, no período da tarde. Ressalta-se, que a metodologia adotada é pautada nos conhecimentos e vivência dos alunos, sendo o docente um mediador. Percebeu-se que as habilidades desenvolvidas são: a) gerenciamento: administração dos recursos materiais, financeiros, recursos humanos (escalas) e processamento do material (central de material e esterilização); b) gestão do cuidado: pautado na integralidade, sistema de classificação de pacientes e processo de enfermagem; c) raciocínio clínico na avaliação das feridas, prescrição de curativos, elaboração de plano de cuidados e orientações de autocuidado no domicilio; c) Educação em saúde realizadas em linguagem acessível de acordo com o perfil morbidade. Esta experiência mostra a importância de uma aprendizagem significativa pautada no protagonismo do aluno e estimulo ao desenvolvimento de habilidades relacionadas ao cuidar, gerenciar, liderar e educar a partir da construção de vínculos e instituição de relações solidárias que favoreçam a formação de Enfermeiros capazes de atender as demandas sociais e de saúde dos dias atuais.