Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título AS POTENCIALIDADES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
KEYCIANE LIMA DA SILVA (Relator)
KEDDMA DOS SANTOS TOLENTINO
ELZINETE CARVALHO DE OLIVEIRA
KAMILA SOUZA MENEZES
ANNE CAROLINE SAMPAIO SOARES
GISELE REIS DIAS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Monografia

Resumo
Introdução: A metodologia ativa, criada por Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, é um conjunto de práticas pedagógicas que visa à aprendizagem do aluno sob uma perspectiva diferente da metodologia clássica utilizada, evitando que o aluno permaneça sendo apenas um receptor passivo do conhecimento. Segundo Leal, Miranda e Nova (2017), novas estratégias de ensino têm sido utilizadas pelos educadores, que buscam superar o ensino apenas por meio de livros e a transmissão de conhecimento tipicamente expositiva e decorativa. Esse novo modelo têm possibilitado a participação ativa dos educandos na construção do conhecimento. Objetivo: Conhecer as potencialidades do uso desta metodologia de ensino-aprendizagem no contexto de educação em enfermagem, a partir de uma revisão de literatura. Metodologia: Este estudo consiste em uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), tendo como bases de dados eletrônicas utilizadas para análise: Base de Dados em Enfermagem – Biblioteca Brasileira (BDENF); Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); e Public Medline (PUBMED). Resultados: Do total de 83 artigos foram selecionados para leitura somente 08 que correspondiam aos critérios pré-definidos na revisão os quais evidenciaram as potencialidades do uso das metodologias ativas de ensino na área de enfermagem. Alguns autores afirmam que a metodologia ativa é um diferencial na formação dos profissionais de saúde. Frisam que as metodologias ativas têm sido um facilitador no processo de construção do conhecimento para ambos os cursos e que contribuem para a capacidade de atuação. Conclusão: Após a análise de todos os artigos discutidos nesta pesquisa, observou-se que o uso das metodologias inovadoras no ensino da enfermagem tem contribuído de forma positiva para a capacitação profissional dos enfermeiros. O uso dessas metodologias de ensino-aprendizagem no processo de educação na enfermagem traz consigo novas possibilidades de aprendizado. As potencialidades encontradas ao final deste estudo se destacaram em todos os artigos discutidos e envolvem: a aproximação dos estudantes à realidade, a criação do pensamento crítico reflexivo, o estimulo à busca do conhecimento e o aperfeiçoamento da autonomia dos educandos.