Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título E-SUS E A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PRECOCE DURANTE A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
MARIANA BRANDT FERNANDES SANTOS (Relator)
KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA
MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA
ERIK CRISTÓVÃO ARAÚJO DE MELO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: como estratégia para facilitar e potencializar a Atenção Básica, o e-SUS surge como um sistema de armazenamento e transferência de informações nacionais, objetivando originar novas propostas como reduzir o trabalho na coleta de informações e contribuir para a organização das ações de saúde de profissionais a partir da informatização. Para tanto, é necessário que os profissionais que irão utilizá-lo tenham o conhecimento adequado para o manuseio, compreendendo a importância da utilização do instrumento como método para diagnóstico e planejamento do trabalho, proporcionando um tratamento integral ao usuário do SUS. METODOLOGIA: estudo descritivo do tipo relato de experiência embasado na vivência de acadêmicos de enfermagem durante atividade educativa sobre o e-SUS proposto pelo módulo de Saúde Coletiva I desenvolvida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A atividade foi realizada no mês de agosto de 2018 com, aproximadamente, 40 alunos, sendo o conteúdo abordado através da construção de um vídeo, produzido a partir da utilização do lúdico, para que houvesse a sensibilização dos discentes envolvidos, facilitando o entendimento sobre o conteúdo apresentado e construindo um aprendizado significativo. OBJETIVO: relatar a experiência dos estudantes de enfermagem diante da construção do vídeo com os profissionais que utilizavam o e-SUS em uma Unidade Básica de Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina – PE. RESULTADOS: percebe-se que falar de um tema relacionado a um sistema de informação, possuí maior significado quando desenvolvida com metodologias ativas, pois possibilita maior significado e compreensão acerca da importância do assunto, além disso, possibilitou aos alunos a sensibilidade para usá-lo no futuro profissional. CONCLUSÃO: o desenvolvimento de atividades que utilizem metodologias diferenciadas proporciona a melhor compreensão sobre o assunto, assim, a elaboração do vídeo oportunizou um melhor e significativo aprendizado sobre o e-SUS aos discentes, permitindo a percepção da relevância de conhecer precocemente sobre os sistemas de informação. Assim, torna-se fundamental que assuntos sobre como estes sejam tratados precocemente, ainda na graduação, para evitar impasses na operacionalização do e-SUS durante a carreira profissional.