Título | EXPERIÊNCIA NA FACILITAÇÃO EM UMA ESPECIALIZAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS |
Autor | |
AURILÍVIA CAROLINNE LIMA BARROS (Relator) | |
Modalidade | Comunicação coordenada |
Área | Políticas Públicas, Educação e Gestão |
Tipo | Relato de experiência |
Resumo |
|
A educação e suas formas de ensino e apreensão, tem sido grande objeto de discussão bem como de análise no momento atual que vive não apenas a sociedade brasileira, mas todo o mundo neste momento de crescente globalização e mudança não apenas tecnológica mas, social e ética. Muitos são os fatores que contribuem para isso, entre eles, a transformação do conhecimento na sociedade moderna, a influência dos meios de comunicação no processo de formação dos novos profissionais, além de questões éticas e sociais em plena transformação na sociedade atual. No campo da saúde, já não se admite a formação de profissionais intervencionistas puros, como tem-se disseminado universalmente, gerando grandes questionamentos às ultraespecialidades realizadas em sua maioria através de especializações precoces, medicalocêntricas, que muitas vezes consideram o usuário um mero portador de um agravo, ignorando totalmente todo o contexto relacionado a isso. O presente trabalho foi construído diante dessa perspectiva e visa apresentar a experiência de uma facilitadora, no processo ensino aprendizagem em uma especialização multiprofissional na área da saúde realizada integralmente através da prática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, considerando a inovação e ousadia no processo de ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas, com vistas a analisar a aceitação, a integração e o processo de aprendizado vivenciado por ela, e pelos especializandos no percurso metodológico do curso. |