Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIAS DE DISCENTES DE ENFERMAGEM EM AÇÕES DE EXTENSÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Autores
TALITA CLAUDIA SA DA SILVA (Relator)
GERLENE GRUDKA LIRA
DIANNA MIRELLY CARVALHO DOS SANTOS
MARIANA CARDOSO DANTAS
SALLY ANDRADE SLVEIRA
THAMIRES MILENA RODRIGUES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:A doação de órgãos e tecidos se traduz como um ato genuíno de altruísmo onde doa-se partes saudáveis de uma pessoa falecida para aquelas que necessitam de transplante, cadastrados na lista única de espera. Para o crescimento do número de doadores e melhor qualidade de vida dos receptores algumas barreiras precisam ser rompidas, como o esclarecimento quantoao conceito de morte encefálica, quebra de mitos, dessa forma reduzindo a recusa familiar, que representa o maior entrave na efetivação da doação de órgão e tecidos.Objetivo:Relatar a vivência de sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos com público formador de opinião.Métodos:Estudo descritivo, relato de experiência,das ações desenvolvidas no projeto de extensão “Educação promovendo a desmistificação da doação de órgãos e tecidos” durante o período de março a agosto de 2018, de acadêmicas de enfermagem de duas universidades públicas de Petrolina-PE. As ações se deram em duas fases, a primeira correspondeu a preparação teórica-científica das discentes em relação ao assunto e confecção de material didático.Na segunda ocorreram palestras com membros do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e da Bahia, com exposição de informações, discussão e retirada de dúvidas. Além de entrega de fitas verdes (símbolo alusivo do transplante) e exposição de documentário da Central de Transplantes-PE.Resultados:As atividades foram realizadas através de dois encontros,totalizando 40 participantes, a palestra foi subdividida em quatro tópicos: legislação, protocolo de Morte Encefálica, processo e entraves da doação de órgãos. Esses momentos possibilitaram a desconstrução de pré-conceitos, participação ativa do público na retirada de dúvidas e relatos de experiências. Para as discentes foi uma consolidação da aprendizagem pela utilização da dinâmica de construção teórica e aplicação prática.Conclusão:Com a vivência pode-se aliar o conhecimento cientifico e empírico, o que contribuiu para melhor formação das discentes e esclarecimento da população a fim da obtenção de uma sociedade multiplicadora do conhecimento,possibilitando redução do número de negativas familiares, favorecendo a continuação da vida por meio da doação.