Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA
Autores
NATHÁLIA FERREIRA SANTOS TOSTI (Relator)
BIANCA BRANDÃO DA SILVA
DALVANI MARQUES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da resolução GR-049/2007, instituiu o Programa de Apoio Didático que objetiva aprimorar o ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes sob a orientação de um docente da universidade. Isto posto, no campo da Enfermagem em Saúde Coletiva é uma necessidade a procura por novas práticas pedagógicas que aproximem o corpo discente da realidade social e colaborem com a construção de uma rede de conhecimentos diversificada, fundamentada sobre conceitos de equidade, universalidade do direito à saúde e que prepare-o para a prática profissional. Objetivos: Refletir sobre a monitoria como estratégia pedagógica para o ensino e sua importância na formação de enfermeiros atuantes no Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência contextualizado na vivência de acadêmicas de Enfermagem como monitoras da área de Enfermagem em Saúde Coletiva junto a uma turma da graduação em Enfermagem da UNICAMP em três disciplinas, sendo uma disciplina por semestre, auxiliando no ambiente online de aprendizagem, na realização de relatórios com a proposta de articular teoria e prática, no planejamento de intervenções junto aos campos de prática e no preparo para as avaliações propostas para a disciplina. Resultados: Acompanhando a turma ao longo de três semestres observou-se a melhoria da articulação teórico-prática, construída através do trabalho em conjunto com as monitoras e pelo compartilhamento de experiências práticas. O contato com a turma oferece ao monitor a amplificação de sua vivência passada e o constante contato com o campo prático e teórico proposto pela disciplina, de forma a ressignificar sua própria experiência. Além disso, a monitoria consiste em um preparo para a atuação profissional do enfermeiro em sua função de educador ao colocar o aluno-monitor previamente nesse papel, reforçando seu próprio processo de aprendizagem. Considerações: Acompanhar a mesma turma ao longo dos diferentes semestres da graduação proporcionou experiências enriquecedoras ao evidenciar o amadurecimento dos discentes ao longo dos semestres e a construção de um conhecimento próprio no campo da Enfermagem e da Saúde Coletiva. A monitoria também é responsável por garantir a proximidade entre monitor/ aluno, favorecendo o acompanhamento, o auxílio, a troca de experiências e colocando o monitor, junto ao educador e ao aluno, como um dos sujeitos do processo de aprendizagem.