Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENFERMEIRO/PACIENTE NA PRESTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
Autores
JOÃO PEDRO DONNA MILANEZI (Relator)
MICAEL COLODETTE PIANISSOLA
ANA PAULA DE ARAÚJO MACHADO
GUILHERME FERREIRA VIEIRA
RAPHAEL MIRANDA REZENDE
JÚLIA JUNQUILHO BIRCHLER
JOSÉ LUCAS RAMOS
MARIANNA TAMARA NUNES LOPES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A relação entre enfermeiro e paciente é fundamental para a aplicação da humanização, este profissional é o responsável principal por este contato. Assim, na teoria, diversos conceitos são aplicados desde a humanização que inicia através do acolhimento e o despertar do vínculo entre usuário-profissional, bem como as teorias assistenciais. Assim, comumente observa-se que o profissional de enfermagem vem se limitando à prestação de informações acerca da doença, não realizando o processo de escuta, realidade esta que se luta para ser transformada ainda na academia, desde o início da graduação. Desta forma, estimular o diálogo, a humanização e o acolhimento nos acadêmicos de enfermagem através de disciplinas de saúde é fundamental para consolidar um melhor atendimento na perspectiva da promoção da saúde. Objetivo: Descrever uma experiência de discentes de graduação em enfermagem em uma atividade teórico-prática da disciplina enfermagem e comunidade I em um serviço de saúde hospitalar de ensino em relação ao primeiro diálogo com pacientes. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado pelos alunos da graduação do curso de Enfermagem, em uma aula prática da disciplina de enfermagem e comunidade I em um hospital de ensino. Os acadêmicos conversaram informalmente com os pacientes, tendo o seu primeiro contato na prática com estes. Resultados: Observou-se, entre os acadêmicos que o diálogo com os pacientes estabeleceu um vínculo comunicativo agradável. Percebeu-se, que o contato direto do profissional de enfermagem com os clientes proporciona certo grau de afinidade, fazendo com que os mesmos se sintam mais acolhidos e fiquem mais à vontade em falar o que os incomoda, além de facilitar a compreensão do paciente quanto a determinadas situações. Foi observada ainda que esse vínculo estabelecido se deu principalmente pela realização do processo de escuta, pois o paciente não apenas foi um receptor de informações, mas alguém que transmite e recebe. Conclusão: O primeiro contato com o paciente sempre será um ponto de grande desafio para os acadêmicos que estão iniciando a graduação, porém, através do relato é possível identificar que este é crucial tanto para as próximas práticas que virão, bem como para a uma nova percepção na teoria em sala de aula. Ao cruzar os conceitos da disciplina com o serviço, é possível notar que o profissional de enfermagem é suficientemente capaz de mudar a assistência e tornar ela humanizada no serviço de saúde.