Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIA GAMIFICATION PARA O ENSINO SOBRE O TEMA QUALIDADE E SEGURANÇA EM SAÚDE
Autores
NATHALIA VASCONCELOS FRACASSO (Relator)
RENATA PEDRÃO LEME MOTOMATSU
RENATA APARECIDA BELEI
ALEXSANDRO DE OLIVEIRA DIAS
JULIO CESAR RADUAN BATALHA
ELISANA AGATHA IAKMIU CAMARGO
VIVIAN BIAZON EL REDA FEIJÓ
MARIA DO CARMO LOURENÇO HADDAD
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Gamificação ou gamification consiste na estratégia educacional que utiliza elementos de jogos fora do contexto do mesmo, com a finalidade de promover a interação, o engajamento e o favorecimento da aprendizagem quanto as práticas de qualidade e segurança no contexto organizacional, com a adoção da modalidade de Olimpíada. OBJETIVO: Descrever a experiência do grupo gestor do evento na elaboração de estratégia gamification para sensibilização sobre a temática de qualidade e segurança. MÉTODO: Trata-se de relato de experiência, realizado pelo grupo gestor do evento em um hospital universitário público de alta complexidade, localizado no norte do Paraná. RESULTADOS: Nos dias 11 a 19 de abril/2018, o evento “Olimpíadas HU: Qualidade e Segurança em Foco” foi realizado em comemoração à Implantação da Política Nacional de Segurança do Paciente, aproximadamente, 150 inscritos, dentre eles servidores das diversas áreas de atuação, vinculados às diretorias (Superintendente, Clínica, Enfermagem e Administrativa) e discentes/residentes. Foram distribuídos em cincos times, aleatoriamente, alusivos às cores dos arcos das Olimpíadas (vermelho, preto, amarelo, verde e azul). Para disseminação do conhecimento sobre a temática com elementos de jogos no contexto organizacional foram realizados nove desafios pelos times: criação do nome e logotipo do time; convite aos ouvintes para a palestra magna; atividades lúdicas (lavagem de mãos, EPI’s, NR-32, jogo das lixeiras, brigada de incêndio); convite à servidor aposentado para explanação das experiências sobre o tema; identificação e elaboração de estratégias de minimização de riscos nas três áreas (assistencial, ambiental e administrativa; sensibilização para a doação de sangue/medula óssea; arrecadação de notas fiscais em prol da construção da Casa de Apoio; arrecadação de alimentos e Show de Talentos com menção à qualidade e segurança. Concomitante às atividades a comissão julgadora composta por servidores se reuniam para avaliação dos desafios e contabilização de pontos, divulgados no placar afixado no hall de entrada do hospital. O time vencedor foi premiado com voucher refeição para os membros, certificado e concessão de medalhas a todos os participantes (ouro, prata e bronze). CONCLUSÃO: A estratégia gamification contribui para promoção da interação entre os trabalhadores e engajamento dos mesmos às boas práticas de qualidade e segurança no âmbito institucional para fortalecimento da cultura de segurança.