Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título TEORIA DO AUTOCUIDADO DE DOROTHEA E. OREM: RELATO EXPERIÊNCIA DE UMA APLICABILIDADE PRÁTICA
Autores
BRUNA CRISTINA DE ARAUJO LIMA (Relator)
BRENDA MAYARA MENDES BARBOSA
CÉSAR GUIMARÃES DAMASCENO
LANA QUELE PEREIRA DA SILVA
MARIANA PEREIRA GAMA
TALITA CLÁUDIA SÁ DA SILVA
ALANA MIRELLE COELHO LEITE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Enfermagem enquanto ciência tem o humano como "objeto" de trabalho, onde este em situações de vulnerabilidade carece de assistência para restabelecimento dos padrões fisiológicos e qualidade de vida. Assim, as teorias de enfermagem são cruciais para atuação em ensino, pesquisa e assistência; na Teoria do Déficit do Autocuidado de Enfermagem- TDAE de Dorothea Orem descreve o autocuidado,frisando fatores que afetem sua execução. Objetivo: Avaliar a eficácia da TDAE assim como sua utilidade no hospital, de forma a promover a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE. Método: Relato de experiência baseado num estudo de campo Exploratório descritivo, com campo de estudo o hospital universitário de Petrolina- PE, Clínica Médica, num período de 05 dias do mês de abril de 2017. Com sujeitos: a equipe de Enfermagem da instituição, acadêmicos e docente de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF, 09 pacientes e acompanhantes; com dados coletados por fontes secundárias, através dos prontuários e literatura existente, análise holística, empregando a TDAE, segundo seus critérios de divisão; devido preconiza a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A TDAE busca uma prática que vise à manutenção e controle da saúde, considerando os aspectos biopsicossociais do indivíduo centrados numa tríade de Teorias: do autocuidado - descreve a ação do autocuidado; do déficit do autocuidado – incapacidade do indivíduo de desempenhar o autocuidado; dos Sistemas de Enfermagem composta pelos sistemas: totalmente e parcialmente compensatórios e o sistema de apoio-educação. Onde se identificou que dos 09 clientes, 07 encaixavam-se na do autocuidado; 01 no déficit do autocuidado; 07 no sistemas apoio educação; 04 no parcialmente compensatório e 01 no totalmente compensatório. Considerações finais: Verificou-se que a TDAE é eficaz quando utilizada como base no ensino e na prática assistencial efetivando a integralidade e sistematização do cuidado, visando recuperar e manter a saúde e autonomia do cliente, conscientizando-o da importância do autocuidado, por da via educacional e/ou prestação de serviços.