Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título COMPETENCIA E HABILIDADES TECNICAS: ESTRATEGIAS UTILIZADAS POR GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Autores
GISELE SANTANA SANTOS (Relator)
FERNANDA DA SILVA BENEDITO
SUZANA SIQUEIRA MENEZES
MARIA APARECIDA XAVIER MOREIRA DA SILVA
GISELE SANTANA SANTOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO A construção de competências no processo de ensino se trata da capacidade de um aluno explorar recursos a fim de resolver situações complexas. Assim como existem as transformações no mundo do trabalho, o processo educacional de futuros profissionais também deve se adequar as alterações que ocorrem nesse meio. Passar informações para os graduandos não garante êxito na prática, dessa forma notamos a necessidade do ensino baseado em competências. O ensino a partir de competências se inicia quando é observado se os conteúdos das disciplinas fazem sentindo para os alunos, principalmente o aluno que não atua na área irá ter dificuldades de achar sentido nas disciplinas. Com isso é necessário entrar com situações problema relacionadas com práticas sociais vivenciadas pelo aluno, é importante que os alunos sejam estimulados e tenham autonomia, para melhor desenvolver todas as capacidades. OBJETIVO Descrever, sob o ponto de vista dos graduandos de enfermagem, os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem das competências e habilidades técnicas e identificar a percepção dos graduandos de enfermagem quanto ao seu desenvolvimento de competências e habilidades técnicas diante das disciplinas cursadas. MÉTODO Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, transversal com abordagem qualitativa que foi realizada com graduandos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no município de Mogi das Cruzes. RESULTADOS/DISCUSSÃO. A concentração quanto o tempo de conclusão estimado ficou em 51% em 5 anos, opção disposta aos acadêmicos pela universidade, que oferta o curso em 5 anos, ou em 4 anos com possibilidade de realizar em período integral o último ano, unificando a parte teórica e prática. Referente ao processo de ensino aprendizagem 91% dos alunos relatou ter cursado a disciplina de Semiotécnica, destaca-se o procedimento de passagem de sondas (49) e punção venosa (27) a passagem de sondas (53) e o procedimento de banho no leito (39). Assistenciais foram: exame físico (48), banho no leito (43), SAE (29), CONCLUSÃO Este trabalho aponta como principais estratégias utilizadas pelos graduandos a participação em grupos de estudo, a realização de cursos em instituições privadas e o uso de plataformas virtuais, que os principais fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem são os poucos procedimentos disponíveis, a insegurança/inexperiência dos alunos, e o déficit na abordagem da teoria.