Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE EVASÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO INTERIOR DO MATO GROSSO
Autores
ERICA GABRIELE DA SILVA PEREIRA (Relator)
MICHELLY LEMES DA SILVA PANIAGO
NEIDE TARSILA DA COSTA ARAÚJO
LUCIENE MANTOVANI SILVA ANDRADE
RONEI VICTOR SOARES FERREIRA
BRUNA EDUARDA ZDRADEK DE LIMA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: O fenômeno de evasão é observado nas instituições de ensino superior brasileira desde o ano de 1995 com a criação da comissão especial de estudos sobre a evasão nas universidades públicas. Visto que, quando o acadêmico não recebe informação sobre a vivência universitária, ele sofre abruptamente com essa transição, sabe-se que a adaptação ao ambiente acadêmico e o apoio ofertado por parte dos docentes são ações necessárias, pois, a universidade deve posicionar-se como principal mediador da permanência e da satisfação do acadêmico durante a graduação. OBJETIVO: Conhecer à percepção dos docentes do curso de enfermagem de uma Universidade pública no interior do Mato Grosso sobre a evasão dos acadêmicos do curso de enfermagem. METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com docentes do Curso de Enfermagem de uma universidade pública. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada gravada e transcrita, respeitando as normas éticas de pesquisa com seres humanos. A análise de dados foi orientada pela técnica de análise da temática, uma das modalidades de análise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados obtidos evidenciaram que os professores têm conhecimento do índice de desistência do curso de enfermagem, deste modo estão acrescentando em suas aulas metodologias ativas e estratégias que insiram o discente como peça ativa no processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Diante disso, não se pode deixar de apontar a importância dos docentes como agentes operantes do ensino, o qual tem a capacidade de desenvolver ações de incentivo e motivação. Espera-se que esta pesquisa colabore com outros estudos sobre evasão, favorecendo maior visibilidade do problema e contribua no processo de mudanças.