Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCEDIMENTO DE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA PARA GRADUANDOS
Autores
MICHELE NAKAHARA MELO (Relator)
MICHELE NAKAHARA MELO
CRISTINA ARREGUY-SENNA
MARA RÚBIA CABRAL REIS
ROMANDA DA COSTA PEREIRA BARBOZA LEMOS
ANA CAROLINA DE BARROS NUNES
JAMILLE PIRES DE ALMEIDA
ENDIAN LUIZA DO NASCIMENTO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Mundialmente, o processo de punção de vasos periféricos é considerado o procedimento invasivo mais realizado nas instituições de saúde, sendo a equipe de enfermagem, a responsável, quase que exclusiva pela realização do mesmo. Sendo assim, a realização desse procedimento deve ser ensinado a durante a graduação de Enfermagem para fins de aproximação da teoria e prática, com o objetivo de que os graduandos desenvolvam habilidades, conhecimentos e competências para a realização do processo de forma eficiente e satisfatória. Trata-se de um relato de experiência teve como objetivo demonstrar que inovações no processo de ensino-aprendizagem em relação ao procedimento de punção de vasos periféricos, não utilizando a prática de punção em veias periféricas em seres humanos como forma primária de aprendizado, utilizando de uma técnica que mimetiza a parede e a luz dos vasos sanguíneos humanos, como cenário tivemos duas instituições de ensino superior de uma cidade de Minas Gerais, tendo como população-alvo, graduandos do quinto e sexto período da do curso de Enfermagem, que não possuíam prática na realização do processo de punção de vasos periféricos. Utilizou-se de trajetória metodológica, a saber: primeiramente houve a aproximação do conteúdo de forma teórica, sendo apresentando as anatomia e fisiologia dos vasos sanguíneos, as finalidades e as etapas para a operacionalização do procedimento. Posteriormente a exposição teórica, foi demonstrado um vídeo didático produzido pela professora responsável, reunindo todas as fases necessárias para a correta realização do procedimento e por ultimo a demonstração do uso da técnica intitulada de "canudinho", na qual utilizou-se de um canudo de plástico fixando-o em uma mesa, de forma a torná-lo imóvel para a demonstração do processo de punção, aproveitando-se da sua luz que mimetiza a luz de um vaso sanguíneo, sendo assim, passível de demonstrar o procedimento quantas vezes forem necessárias sem a necessidade da pratica em seres humanos, que pode ser dolorosa pra quem é puncionado e ansiogênica para àqueles que puncionam. Durante a demonstração, foram sanadas as dúvidas e como resultados, tivemos que abordagem alcançou seus objetivos, uma vez que encorajou e motivou o contato inicial dos graduandos na realização de diversas tentativas, até a adequação correta da prática. Conclui-se que a utilização da técnica proporcionou aos discentes uma oportunidade de adquirir habilidades para a realização da punção de vasos periféricos.