Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA ENFERMAGEM NAS ESCOLAS REGULARES DE MOSSORÓ
Autores
SARA PINTO VASCONCELOS (Relator)
SARA PINTO VASCONCELOS
ARTHUR DYEGO DE MORAIS TORRES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Pesquisa

Resumo
No ano de 1994, na cidade de Salamanca, na Espanha, ocorreu a Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais (NEE). Com base nessa discussão, a Educação Especial, deixou de ser uma educação paralela e vem abrangendo o seu campo, priorizando portadores de deficiências motoras, assim como crianças das mais diversas limitações, visuais, auditivas sendo suporte nas escolas. Um dos profissionais que compõe a rede de apoio ao aluno com problemas físicos é o enfermeiro, tendo este como objetivo pesquisar soluções que os ajudem nas questões posturais, locomoção, e recursos pedagógicos como também interver no meio social, modificando atitudes e comportamentos da comunidade escolar. questões morais, sociais, posturais, locomotoras, e recursos pedagógicos procurando sua função e participação no meio pedagógico como também intervém no meio social, modificando atitudes e comportamentos da comunidade escolar. Desta forma, o presente estudo, possui a seguinte pergunta norteadora: Qual a importância da implementação do profissional de enfermagem no processo de inclusão de crianças com problemas físicos nas escolas de Mossoró? Tendo por base esse artigo o objetivo de avaliar a importância que a enfermagem possui na inclusão de crianças com deficiências físicas nas escolas regulares de Mossoró – RN para que assim possam intervir de maneira coerente no âmbito estudantil. Trata-se de uma revisão bibliográfica com pesquisa de campo, foram realizadas em etapas distintas a captura dos mesmos nas seguintes bases de dados Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO) onde foram selecionados 10 artigos científicos e também foi utilizado o documento do Ministério da Educação e a Legislação de Salamanca. Foi realizada a pesquisa de campo em duas instituições de ensino da rede pública da cidade de Mossoró e uma da rede particular. Do total de 10 artigos pesquisados, foram utilizados 6, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão. Das três escolas (A, B e C) avaliadas na cidade de Mossoró/RN, foram encontradas em ambas, rampas, portas e pias com adaptadas assim como cadeiras/mesas ajustadas para postura nas atividades escolares, todavia nenhuma possuía equipe multidisciplinar para melhor adequação do aluno portador de deficiência. Depreendeu-se que as escolas sofrem déficit de estrutura física e multidisciplinar para auxílio de crianças portadoras de deficiência física e motora.