Introdução: este estudo aborda as lacunas da formação do enfermeiro acerca do processo de envelhecimento e suas repercussões para o cuidado em saúde. Sua relevância amplia-se ao considerarmos a demanda crescente por profissionais com formação adequada para atendimento do segmento idoso, aliada à carência de profissionais com essa capacitação. Objetivo: analisar a formação sobre a atenção integral à saúde do idoso na perspectiva de estudantes de enfermagem. Métodos: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa-ação com participação de 24 estudantes de enfermagem de um Centro Universitário do Piauí, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: Perspectivas sobre o envelhecimento, violência e sexualidade e Abordagem holística ao idoso: integrando a formação e o cuidado. Conclusão: a perspectiva dos estudantes sobre o cuidado integral à pessoa idosa é fragmentada, oriunda das limitações do processo de formação para a atenção ao idoso. |