Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM
Autor
DAYANNA SILVA SANTOS (Relator)
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Promover a informação e o bem-estar do profissional recém-admitido de forma a integrá-lo de acordo com a filosofia da empresa é o grande objetivo do Programa de Treinamento do Colaborador Recém-admitido (Garcia, 2011). A Enfermagem é beneficiada com este programa, essencial para facilitar a ambientação do novo colaborador às normas e rotinas da empresa e garantir a padronização da informação (Garcia, 2011). Neste contexto novos métodos de ensino vêm ganhando destaque como as metodologias ativas de aprendizagem, sendo uma nova tendência pedagógica de ensino crítico e reflexivo. (Dissertação Fabi) Objetivo: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas pela educação permanente aos colaboradores de enfermagem na integração como alternativa para o treinamento e desenvolvimento institucional. Metodologia: Trata-se de relato de experiência que descreve a vivência de enfermeiros de educação permanente na realização de integração de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, em um hospital privado de médio porte, no interior do estado de São Paulo, referente ao mês de março a maio de 2018. Resultados: Durante a integração observamos que o uso de metodologias ativas requer por parte do facilitador criatividade e habilidades de comunicação. Para os participantes a metodologia proporcionou maior interatividade, aumento da atenção e compartilhamento de experiências vividas. Logo os resultados da avaliação reacional atingiram o objetivo de satisfação do participante. Conclusão: O uso das metodologias ativas na integração proporcionou satisfação dos participantes, o que determina o grau de envolvimento com os temas abordados e a posterior aplicação, do que foi visto, sendo relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.