Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM PRÉ-OPERATÓRIA EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Autores
TAMARA OLIMPIO PRADO (Relator)
SAMARA OLIVEIRA LOPES
JOSIVALDO DIAS DA CRUZ
SUÉLY MONTEIRO CARVALHO
MANUELLE MENEZES DE OLIVEIRA
PAULA BEATRIZ SILVA SANTANA
THATIANNA CARVALHO LEITE
BRENDA EVELIN BARRETO DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O Conselho Federal de Enfermagem determina que o Processo de Enfermagem seja realizado em todas as instituições de saúde que prestam assistência a pacientes (COFEN, 2009). Inúmeros são os desafios quando se pretende estruturar um serviço e implantar a consulta de enfermagem, porém, numerosos são também os benefícios. Dentre os benefícios está a promoção de um cuidado holístico, humano e eficaz. OBJETIVOS: Descrever a experiência e os principais desafios de implantação da consulta de enfermagem pré-operatória em um Hospital de Ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação da consulta de enfermagem pré-operatória em um Hospital de Ensino. RESULTADOS: A consulta de enfermagem pré-operatória começou a ser realizada no local do estudo a fim de integrar a assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico. É composta pela avaliação geral do enfermeiro, cheque-list dos exames pré-operatórios, educação em saúde e liberação ou não do paciente para a realização da cirurgia. O principal desafio em realizar esta ação se dá pelo desconhecimento dos pacientes e de outros atores envolvidos nesse processo acerca da importância da consulta de enfermagem. Outros desafios são inerentes à estrutura física do serviço e escassez de salas para o atendimento de enfermagem. CONCLUSÃO: mesmo diante dos desafios encontrados, a persistência da implantação da consulta de enfermagem trouxe inúmeros benefícios, tais como uma melhor compreensão do paciente sobre sua situação de saúde, criação de um espaço que acolhe e orienta em um momento delicado pelo qual o usuário está passando e a promoção de uma assistência qualificada em todo o processo.